Sexta-Feira, 25 de Abril de 2014, 15h30
Prefeitura de Cuiabá entrega Plano de Ação de Esporte para Todos
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá e o Instituto Esporte Educação (IEE) entregaram nesta sexta-feira (25) a primeira fase do Plano de Ação de Esporte para Todos: “Ativação”. O documento foi elaborado por meio do programa “Cidades da Copa” e compreende uma série de iniciativas que reforçam a prática de diferentes modalidades esportivas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014.
A proposta também visa a deixar um legado social e esportivo nestas localidades e é resultado de um conjunto de ações.
“Este plano vem ao encontro do que a Prefeitura traçou para a cidade e tenho plena certeza de que vamos conseguir fomentar o aumento da prática do esporte. A consolidação será possível através do programa Ativação, que proporcionará saúde, lazer e qualidade de vida à população cuiabana”, disse o secretário municipal de Esportes, Cidadania e Juventude, Carlos Klaus.
Em Cuiabá, o processo de elaboração do plano durou cerca de três meses e ocorreu em três etapas, sendo a primeira um mapeamento sobre a atual situação do esporte na Capital. Nesse período, representantes do Instituto Esporte Educação, que tem como presidente a ex-jogadora de vôlei Ana Moser visitaram várias unidades escolares e espaços esportivos para conhecer as condições estruturais das redes pública e privada.
O programa faz parte do Movimento pelo Legado Social dos Megaeventos Esportivos - Copa do Mundo, Olimpíada e Paraolimpíada - e conta com o apoio da Rede de Esporte pela Mudança Social (REMS), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e dos atletas pelo Brasil.
O professor e coordenador do Instituto Esporte e Educação, Rodrigo Paiva, ressalta que a principal dificuldade encontrada nas cidades está relacionada à sistematização de dados Inter secretariais e, segundo ele, Cuiabá conta com espaços suficientes e bem distribuídos para a prática esportiva. “Constatamos que há muitos locais em atividade, mas que necessitam de mais investimentos na restauração, aquisição de materiais e contratação de profissionais para atuação. Todas essas informações foram anexadas no plano, com sugestões que podem contribuir neste processo de adequação”, explicou o coordenador.
Após os jogos da Copa uma equipe do Instituto Esporte Educação voltará às cidades sede para dialogar se, e de que forma o plano contribuiu com o município.
PLANO DE AÇÃO
O plano foi desenvolvido através de um trabalho em conjunto com as secretarias municipais de Educação, Saúde, Conselhos Municipais e Regionais, Universidade Federal de Mato Grosso, Federações e instituições que participam do oferecimento de esportes, atividade física e lazer no município. Conforme o plano estratégico do município, a meta é aumentar em 100% o número de participantes de atividades esportivas até 2023.
Entre os principais objetivos estão manter, restaurar e ampliar os equipamentos e materiais municipais destinados à prática esportiva, promover a qualificação continuada dos professores de educação física e profissionais da área, aumentar e garantir os percentuais do orçamento municipal, desenvolver políticas de esportes, lazer e atividades físicas, além de multiplicar as oportunidades de práticas de esportes.
HMC inicia procedimentos de cardiologia intervencionista e primeiro cateterismo
Sábado, 10.05.2025 09h48
Tapa-buracos atende 500 pontos nos CPAs I e II
Sábado, 10.05.2025 09h32
Justiça nega indenizar policiais civis por operações em outras cidades de MT
Sábado, 10.05.2025 09h25
Restaurante Prato Popular realiza almoço especial em alusão ao Dia das Mães
Sábado, 10.05.2025 08h50
Penitenciária de VG recebe materiais para alfabetização de adultos
Sábado, 10.05.2025 08h47