Sábado, 12 de Abril de 2025, 15h12
FRAUDES NO CAR
Prescrição livra dois ex-servidores da Sema em ação por rombo de R$ 4 mi
Ação só foi proposta pelo MP cinco anos após as exonerações
LEONARDO HEITOR
Da Redação
O juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas de Cuiabá, reconheceu a prescrição em uma ação de improbidade administrativa contra dois ex-servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT). Eles eram investigados em um esquema de fraudes de registros ambientais, mas o processo que apura as condutas foi proposto depois de cinco anos da exoneração deles do cargo.
Na ação, além da dupla, eram réus o ex-secretário André Luís Torres Baby, o ex-superintendente de Regularização e Monitoramento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT), o engenheiro ambiental João Dias Filho, juntamente com Guilherme Augusto Ribeiro e Bruno César de Paula Caldas. Eles eram investigados em um esquema de fraude na validação de Cadastros Ambientais Rurais (CAR) que teria movimentado R$ 4 milhões.
No recurso, a dupla pedia o reconhecimento da prescrição, tendo em vista que a ação foi proposta apenas no dia 19 de setembro de 2023, cerca de um mês depois do prazo prescricional de 5 anos ter transcorrido. A lei de improbidade administrativa aponta que no caso do suspeito ter exercido mandato, cargo em comissão ou função de confiança, esse período é contado a partir do término do exercício do respectivo mandato, cargo ou função.
Os dois alegaram que foram exonerados em 13 de agosto de 2018, iniciando, nesta data, portanto, a contagem do prazo prescricional. O magistrado ressaltou, na decisão, que não se aplica nesse caso o entendimento de imprescritibilidade das ações de ressarcimento ao erário. Segundo o juiz, esta jurisprudência só é cabível quando há danos aos cofres públicos, o que não foi o caso, pois era alegado apenas o suposto enriquecimento ilícito por parte do agente público.
“Ante todo o exposto, acolho a prejudicial de mérito levantada pelo requerido Hiago Silva de Queluz, reconhecendo a prescrição da ação para a aplicação das sanções por ato de improbidade administrativa com relação ao citado requerido, assim como em relação ao demandado João Felipe Alves de Souza, o que reconheço de ofício, por se tratar de matéria de ordem pública. Por conseguinte, julgo extinta a presente Ação de Improbidade com relação aos requeridos João Felipe Alves de Souza e Hiago Silva de Queluz, o que faço com resolução do mérito”, diz a decisão.
Analista politico | 13/04/2025 15:03:46
Absurdo, bandidos de alta periculosidade sendo soltos e inocentados porque simplesmente o processo demorou demais no seu trâmite. Podem ter se livrado desse processo devido a letargia da justiça, mas, sempre serão lembrados pela sociedade como propineiros, dessa fama não vão se livrar nunca.
Cidadão de bem | 13/04/2025 11:11:54
Podem candidatar a presidência do Brasil que ganham
Antonia | 13/04/2025 09:09:17
Enquanto o povo brasileiro não se unirem, esquecer direita e esquerda, vamos continuar vendo esses absurdos. Porque hoje virou briga polÃtica, não focam nonque realmente interessa ao povo. O Brasil está como? O Congresso deverá urgentemente rever a norma jurÃdica, principalmente Processo Penal, Processo Penal, alinhar junto com a Lei de Execuções Penais e se for preciso alterar a Constituição Federal, acabar com a prescrição de pena, principalmente contra a vida e patrimônio público. Quem elege os candidatos somos nós! Na próxima eleição antes de releger o seu candidato, pergunta o que ele fez para mudar a norma criminal! Não brigue por polÃtico! Independente se é da esquerda ou direita, seja justo.
Jeremias Antonio | 12/04/2025 15:03:58
Tadinhos. Babizinho sempre teve seu salário em dias e depois teve promoção pra atuar no TCE. Ruim né? E então o crime compensou não foi? Punir dessa maneira deve ser um grande incentivo.
ana | 12/04/2025 15:03:04
de que adianta denunciar servidores que não cumprem horario, usam carro que não é deles, recebem propina se quase sempre esses PADs, nunca dão em nada?
Estudantes de Direito conhecem atuação do TCE-MT
Quarta-Feira, 28.05.2025 18h10
Seciteci disponibiliza novo sistema em MT
Quarta-Feira, 28.05.2025 18h06
Rede estadual terá 37 mil alunos disputando Enem deste ano
Quarta-Feira, 28.05.2025 17h58
Sesp capacita cerca de 400 profissionais com foco
Quarta-Feira, 28.05.2025 17h55
MTPrev Prepara será realizado em novo local
Quarta-Feira, 28.05.2025 17h53