Quinta-Feira, 13 de Março de 2014, 16h40
Procon orienta gerentes de banco sobre Lei da Fila e serviços
Da Redação
O Procon Municipal se reuniu nesta quinta-feira (13) com gerentes de 12 agências do banco Santander para esclarecer dúvidas sobre como proceder em situações em que o tempo de espera na fila não é cumprido e também a necessidade de informar de maneira clara os serviços fornecidos pelo banco.
A reunião ocorreu após reclamações de que o tempo mínimo de 15 minutos de espera, determinado por lei, não estava sendo cumprido. O atendimento de clientes de bancos concorrentes também foi apontado como principal fator responsável pelo aumento das filas e que, consequentemente interfere no tempo de espera.
Outras reuniões com este direcionamento também serão realizadas com representantes de outros bancos, como Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa. O diretor do Procon Municipal, Carlos Veggi, explica que a atuação do Procon nestes casos é de orientação, proteção e fiscalização do cumprimento das leis do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
“Temos como meta buscar sempre a conciliação. Preocupações como esta evitam as reclamações, até mesmo antes de o consumidor entrar na agência. Se ele for até lá e tiver acesso às informações sobre os serviços que o banco oferece, não entra na fila desnecessariamente”, disse.
Carlos Veggi acrescentou que, quando as agências descumprem as leis, são notificadas e submetidas a pagamento multas. Nos casos de reincidência, o valor cobrado é duplicado.
De acordo com o diretor de rede do Banco Santander, José Luiz Figueiredo, o banco já está fazendo o sistema de triagem para atendimento, mas que alternativas devem ser utilizadas para reduzir o número de pessoas na fila.
“A princípio estamos alertando os clientes sobre cada tipo de atendimento, além de estimular o uso do caixa eletrônico e da internet. Contratar mais pessoas não resolve, porque logo todos os caixas ficarão lotados; mas como algumas pessoas se sentem mais seguras quando atendidas pessoalmente, não vamos nos recusar a atender nenhum cliente”, afirmou.
HMC inicia procedimentos de cardiologia intervencionista e primeiro cateterismo
Sábado, 10.05.2025 09h48
Tapa-buracos atende 500 pontos nos CPAs I e II
Sábado, 10.05.2025 09h32
Justiça nega indenizar policiais civis por operações em outras cidades de MT
Sábado, 10.05.2025 09h25
Restaurante Prato Popular realiza almoço especial em alusão ao Dia das Mães
Sábado, 10.05.2025 08h50
Penitenciária de VG recebe materiais para alfabetização de adultos
Sábado, 10.05.2025 08h47