Terça-Feira, 09 de Junho de 2020, 16h29
Programa online de atividades físicas está disponível a pessoas com deficiência
Da Redação
As pessoas com deficiência acabam de ganhar uma ferramenta para manter uma rotina equilibrada com exercícios físicos durante o período de isolamento social. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) disponibilizou a primeira plataforma de atividade física para pessoas com deficiência, o Movimente-se. As aulas são gratuitas e todo o conteúdo é ministrado por técnicos do CPB e atletas paralímpicos.
Para a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), a iniciativa da CPB precisa ser propagada porque é uma relevante forma de propiciar a inclusão de pessoas com deficiência.
“Queremos que essa ação da CPB chegue a todos os cantos de Mato Grosso, pois vai ajudar muita gente. Do seu próprio lar, o deficiente físico ou visual vai ter acesso a um programa de atividades desenvolvido pela instituição que é referência internacional no desenvolvimento do esporte paralímpico”, comenta o coordenador de Esportes de Inclusão da Secel, Luiz Benedito Pinto Filho, mais conhecido como Tamba.
O programa Movimente-se está sendo oferecido no canal do Comitê Paralímpico Brasileiro no YouTube e também em um hot site específico para esta ação: www.movimentoparalimpico.com.br. As primeiras aulas já estão disponíveis para os praticantes.
Com exercícios simples e com linguagem de fácil entendimento, o programa é direcionado a cadeirantes, paralisados cerebrais, amputados e deficientes visuais que nunca praticaram atividade física ou que não possuem orientação profissional. Todos os conteúdos ministrados trazem demonstrações de como realizar os movimentos, com prática de aquecimento, exercício principal e volta à calma (relaxamento).
Em sua primeira etapa, que teve início em junho, o programa está dividido por módulos com seis aulas cada um. Semanalmente é publicada uma aula contemplando cinco vídeos diferenciados por tipos de deficiência. As aulas para deficientes visuais contam com dois vídeos, um legendado para baixa visão e outro com o serviço de audiodescrição, ambos com o mesmo conteúdo de exercícios.
Dentre os atletas convidados para demonstrar os movimentos dos exercícios estão a medalhista mundial e paralímpica, Verônica Hipólito, o recordista mundial nos 100m da classe T63 (para amputados de perna), Vinícius Rodrigues, o campeão mundial e parapan-americano de natação, Roberto Ancalde, e o velocista campeão mundial, paralímpico e parapan-americano, Felipe Gomes.
PGR é contra lei que limita criação de unidades de conservação
Sábado, 05.07.2025 11h45
Fórum do MP sobre Fundações Privadas fomenta diálogo
Sábado, 05.07.2025 11h23
Após Pupy, segunda elefanta africana viaja rumo ao santuário
Sábado, 05.07.2025 11h04
Cuiabá inicia construção de faixas na Av. Parque do Barbado
Sábado, 05.07.2025 10h35
Visitas técnicas valorizam agricultura familiar em VG
Sábado, 05.07.2025 10h20