Terça-Feira, 26 de Abril de 2022, 11h36
Programação alusiva ao Dia 18 de Maio tem a adesão do MPMT
Da Redação
Pelo quinto ano consecutivo, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria Especializada da Criança e do Adolescente, adere à campanha nacional “Faça bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, alusiva ao Dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No decorrer do mês, várias atividades serão realizadas em todo o estado abordando a temática.
“Estamos orientando os promotores de Justiça a buscar parcerias com os órgãos municipais para mobilização da sociedade em torno do assunto. A sugestão é que sejam realizadas audiências públicas, palestras em escolas e debates sobre a temática durante o mês de maio e em especial no dia 18”, ressaltou o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado.
Em Cuiabá, segundo ele, o Ministério Público, em conjunto com várias instituições, está organizando o 1º Encontro Estadual de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes”. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de maio, na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, com transmissão ao vivo pelo canal do MPMT no YouTube. Estão sendo convidados para a discussão representantes das secretarias municipais e estadual de Educação e Saúde, Polícia Militar, Polícia Civil e Poder Judiciário.
Entre os desafios a serem enfrentados, conforme o procurador de Justiça, estão a elaboração e efetivação dos planos municipais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Prado explica que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) atribui aos Conselhos de Direitos a responsabilidade pela elaboração do Plano Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, mas poucos municípios possuem esse plano. “A atuação deve conter, inclusive, medidas para o enfrentamento ao abuso sexual e violência contra crianças e adolescentes”, ressaltou o procurador de Justiça.
ENFRENTAMENTO: A sensibilização, alusiva ao Dia 18 de Maio, foi escolhida porque nesse dia, no ano de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Caso Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.
Cuiabá pavimenta ruas de bairro
Sábado, 09.08.2025 02h36
Sema reforça ações no interior com doação de veículos
Sábado, 09.08.2025 02h18
Sema está com inscrições abertas para curso
Sábado, 09.08.2025 01h25
Detran indenizará família de morto por reprovado em CNH em MT
Sexta-Feira, 08.08.2025 20h19
STF mantém "dossiê" sobre invasões e grileiros podem ser despejados em Cuiabá
Sexta-Feira, 08.08.2025 19h30