Sexta-Feira, 04 de Março de 2022, 11h23
Projeto de lei dá transparência nas informações de obras estaduais
Da Redação
Projeto de lei dá transparência nas informações de obras estaduaisO deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou o projeto de lei 122/2022 na Assembleia Legislativa para que o cidadão possa fazer a fiscalização eletrônica e receber as informações em seu celular sobre os dados inseridos nas placas de obras do Governo de Mato Grosso.
O objetivo do parlamentar é dar autonomia e mais transparência para o cidadão sobre o valor gasto, projeto, prazo, se possui aditivo, número de licitação, empresa executora das obras do Estado. Com a aprovação da lei, as placas terão um código QR Code e a população poderá aproximar o celular e receber de forma imediata e transparente informações fornecidas pelo Estado.
“Como presidente da Comissão do Direito do Consumidor, defendo projetos que tornam a administração pública transparente, pois o cidadão é um pagador de imposto e tem o direito de saber quanto está sendo gasto, qual o prazo, empresa que toca a obra, entre outras informações que são de direito da população”, defende o deputado.
De acordo com o projeto, o Executivo deve atualizar, mensalmente, as informações e alimentar o banco de dados inseridos no Sistema de Acompanhamento de Obras Públicas do Governo do Estado, e no Portal da Transparência do Estado. As obras já em andamento devem disponibilizar, ou nas placas instaladas ou em painel em algum local do canteiro de obras, o QR CODE com as informações previstas nesta lei.
Nas respectivas páginas da internet do Governo e Secretarias responsáveis pelas obras, também deverão ser disponibilizados meios para que o cidadão e sociedade possam interagir com o setor público por meio de chat, e-mail, redes sociais ou telefonema direto para o setor competente.
“Hoje onde o cidadão vai, existe essa tecnologia do QR Code para ver cardápios, pagar contas e obter informações, logo penso que o Governo precisa dar essa transparência para a população nas placas de obras públicas”, disse o professor Albert Cristian
ACESSIBILIDADE
Com a aprovação e sanção do projeto, as informações disponibilizadas nos sites devem ter acessibilidade aos deficientes auditivos e visuais ou com limitação física, seguindo as diretrizes de acessibilidade para conteúdo WEB.
TJ manda grileiros deixaram 750 hectares de fazenda em MT
Segunda-Feira, 21.07.2025 22h04
Inscrição para seletivo vai até dia 31
Segunda-Feira, 21.07.2025 21h15
Justiça acata denúncia contra 22 "barões do CV" em MT; nomes
Segunda-Feira, 21.07.2025 20h40
Denunciados por morte de advogado tinham divisão de tarefas; veja
Segunda-Feira, 21.07.2025 19h20
Sindicato cobra abono de permanência no cálculo de férias e 13º salário
Segunda-Feira, 21.07.2025 18h52