Quarta-Feira, 06 de Maio de 2015, 14h09
Projeto lança o concurso embaixadores do Pantanal
Da Redação
O concurso faz parte do Projeto Conexão com a Natureza Bichos do Pantanal nas Escolas, executado pela equipe de educação ambiental do projeto, que já atingiu com mais de 15 mil alunos da rede pública e privada de Cáceres, no Mato Grosso. O Projeto Bichos do Pantanal é realizado pelo Instituto Sustentar com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.
Com o tema: “Como as aves revelam o Pantanal”, o concurso vai selecionar quatro estudantes cacerenses para serem os primeiros Embaixadores Bichos do Pantanal. A ideia é que o concurso ocorra todos os anos e que os vencedores se tornem porta-vozes e representantes da importância da preservação ambiental desse ecossistema.
As crianças e jovens participantes do concurso podem concorrer em duas categorias: desenho e redação, onde também poderão escrever poesias. O concurso é uma continuidade das ações do Projeto Bichos do Pantanal nas Escolas que ocorrem, desde 2014, com workshops sobre as características do Pantanal, a fauna desse ecossistema e oficinas de observação de aves. Apesar de Cáceres ser a Princesinha do Pantanal, parte da população da cidade não reconhece que estão no ecossistema Pantanal. O Projeto Bichos do Pantanal está trabalhando a reconexão dessas pessoas com o meio ambiente. A educação ambiental também.
“Reconhecer as espécies do Pantanal que existem na cidade de Cáceres é uma forma de revelar aos alunos que eles também são habitantes do Pantanal e que a cidade onde vivem integra o meio ambiente desse ecossistema. Esse é um importante passo para a (re)conexão com a natureza, uma das principais propostas do nosso projeto nas escolas”, explica Jussara Utsch, coordenadora do Projeto Bichos do Pantanal. “As pessoas só valorizam o que conhecem e só preservam o que valorizam”, conclui.
A educação ambiental é um direito garantido pela Constituição brasileira, em seu art. 225, § 1°, VI, desde 1988, mas poucas escolas inserem esse conteúdo em seu projeto político pedagógico. O direito à Educação Ambiental não se esgota apenas com a divulgação de informações, mas também envolve a construção de um conhecimento com relevância prática voltado para a mudança de comportamentos em relação aos problemas ambientais e para preparar os cidadãos para atuarem na preservação do meio ambiente.
O concurso é aberto a todas as crianças e jovens entre 8 a 15 anos matriculados nas escolas, públicas e privadas, de Cáceres, no Mato Grosso. As inscrições e o regulamento do concurso podem ser acessados pelo site: www.bichosdopantanal.org
O período de envio das redações e desenhos é entre 05 até 22 de maio. O resultado do concurso será divulgado na imprensa e no site do Projeto Bichos do Pantanal no dia 29 de maio. Os quatro vencedores irão realizar uma expedição pelo rio Paraguai guiada pelo pesquisador-chefe do Projeto Bichos do Pantanal e especialista em observação de aves, Douglas Trent. As redações vencedoras e os desenhos serão publicados no site do Projeto.
STJ nega transferência de megatraficante para cumprir pena em MT
Domingo, 13.07.2025 20h50
Prefeitura de Cuiabá investe R$ 65 milhões em políticas sociais
Domingo, 13.07.2025 19h20
Padre que estuprou coroinhas em MT não poderá trabalhar fora da cadeia
Domingo, 13.07.2025 17h40
Médico alerta para 'pandemia' de pessoas 'desatentas ao presente'
Domingo, 13.07.2025 17h21
Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil cirurgias este ano
Domingo, 13.07.2025 16h55