Cidades

Terça-Feira, 18 de Março de 2025, 14h29

SAÚDE E AUTOCUIDADO

Rondonópolis celebra Dia da Mulher com roda de bate papo

Da Redação

 

Um momento para aprender e se atentar mais à saúde e ao autocuidado de forma integrada. Assim foi a roda de bate papo comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, realizada pela Diretoria do Foro da Comarca de Rondonópolis em parceria com a equipe Bem Viver, na tarde de segunda-feira (17 de março), no Plenário do Júri. O local ficou lotado com servidoras interessadas em ouvir as médicas convidadas: a alergologista Jaqueline Martiniano, a ginecologista Dheyce Cinat, a psiquiatra Juliana Conto e a dermatologista Alessandra Kiyomura.
 
A juíza diretora do Foro, Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto Bissoni, intermediou a conversa. “Eu gosto muito dessa questão de conscientização médica, que é algo científico e interessante, e eu acho que nós, mulheres, sempre acabamos deixando o nosso autocuidado de lado porque, em geral, somos cuidadoras de outras pessoas. Então eu convidei quatro médicas e mediei um bate papo, em que nós falamos das principais demandas das mulheres. Fiz alguns questionamentos sobre o climatério e a menopausa, reposição hormonal, padrões estéticos, autocuidado das mulheres, alergias, principalmente as psicossomáticas. Então elas falaram de forma muito integrativa sobre temas que são relevantes para nós, mulheres, e teve abertura para perguntas”, relata.  

 

A magistrada conta que optou por fazer o evento exclusivo para mulheres para que todas se sentissem à vontade para tirar suas dúvidas e destaca que o Plenário ficou lotado e apenas não atingiu 100% das servidoras que atuam no Fórum porque muitas secretarias judiciárias são compostas somente por mulheres e parte delas deu continuidade ao atendimento.  “Foi um momento de carinho, um momento de atenção com as servidoras. Como as médicas já se conhecem, foi um bate papo bem integrativo. As médicas levaram brindes para todas as participantes. Foi incrível o nosso evento!”, comemora a magistrada.

A analista judiciaria na 2ª Vara Criminal de Rondonópolis, Luciana Faria de Carvalho, participou e afirma ter gostado muito. “A roda de conversa foi muito interessante! A nossa diretora mediou a conversa com as quatro médicas, sempre tratando de assuntos que dizem respeito ao dia-a-dia e do cuidado da mulher, das coisas que podem vir com a idade, como climatério, menopausa, reposição hormonal. Foi uma conversa que ajudou bastante, foi uma troca muito boa”, avalia.

Além da roda de conversa, a diretora do foro informa que na próxima sexta-feira (21/03) haverá também um círculo de construção de paz exclusivo para mulheres e, ao longo do mês, haverá atendimentos especiais para elas com a psicóloga e com as fisioterapeutas do Fórum.

Confira também: Veja Todas