Cidades

Sábado, 14 de Agosto de 2021, 08h57

19 CASOS

Secretário fala sobre circulação da variante Delta em MT

Variante Delta do coronavírus se replica mais rapidamente

EMILY MAGALHÃES

Da Redação

 

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, admitiu a possibilidade de circulação da variante Delta do coronavírus em Mato Grosso. A Vigilância Epidemiológica está monitorando 19 pessoas com suspeitas de infecção pela variante na capital.

As amostras foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e encaminhadas para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. O resultado ainda não foi divulgado.

 “As amostras que foram analisadas aqui e foram sugestivas para ser a variante Delta, nós encaminhamos ao Instituto Adolfo Lutz e já venceu o prazo e não recebemos respostas ainda. Agora, se a pergunta é temos a circulação da variante em Mato Grosso? Muito provavelmente sim. Mas, para que eu possa assegurar preciso de um laudo encaminhado pelo instituto que tem a tecnologia capaz de fazer o sequenciamento”, explicou o  secretário em entrevista ao Resumo do Dia.

Em relação à vacinação no Estado, Gilberto afirmou que aproximadamente 900 mil pessoas adultas ainda não receberam a primeira dose do imunizante.

“Temos aproximadamente 900 mil pessoas adultas que ainda não foram imunizadas. Para fechar o ciclo vacinal nós temos aproximadamente 1,5 milhão de pessoas para receberem a vacina. Nós ainda não recebemos quantidades de vacinas superiores a nossa população. Regionalmente, nós vamos tentar equalizar para deixar todos os municípios no mesmo patamar”, esclareceu.

CPI DA PANDEMIA

Nesta semana, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou requerimento para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o alto índice de mortalidade por covid-19 em Mato Grosso e as ações do Estado no enfrentamento da pandemia.

Sobre o assunto, Gilberto garantiu que a secretaria está à disposição para prestar esclarecimentos caso a CPI seja instaurada. “A Assembleia é um poder autônomo, o que for decidido lá eu como um servidor público tenho que acatar. Não tenho nada a esconder e caso seja instaurada, nós vamos atender as reivindicações”, declarou Figueiredo.  

 

Comentários (3)

  • Glauber |  14/08/2021 12:12:52

    É Efeito Copa América, secretário hipócrita!

  • Rafa |  14/08/2021 12:12:27

    Tbem tudo liberado e lotado se queria oq xomano.

  • Andre  |  14/08/2021 09:09:52

    O perigo está em Cuiabá,vacina lenta,aglomerações liberadas, bares lotados, usovde mascaras facultativa, então esperar o que? Nao tem mais informações sobre as vacinas,quando irá mudar a faixa etária e mais nada, muito triste este descaso.

Confira também: Veja Todas