Cidades

Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 18h08

ETAPA ESTADUAL

Seduc realiza em Poconé IV Conferência Nacional

Da Redação

 

Mais de 120 estudantes participam da Etapa Estadual da Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente, no Sesc Pantanal, em Poconé, nos dias 5 a 7 de agosto. O objetivo do evento é o protagonismo dos estudantes por meio de projetos que evidenciem as potencialidades e contexto socioambiental.

Com o tema: "Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática", a conferência é uma realização da Secretaria de Estado de Educação  (Seduc-MT), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Nesta etapa, os 48 projetos socioambientais vão passar por uma seleção, onde apenas um projeto será classificado para a etapa nacional, que será realizada em outubro, em Brasília (DF).

Durante a cerimônia de abertura, representando o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a secretária-adjunta, Mozzara Espencer, reconheceu o esforço dos alunos e destacou a dedicação que os levou à última etapa estadual antes da final.

“Estou feliz em chegar aqui e ver tantos projetos inovadores e lindos que podem contribuir para o nosso planeta. Vocês chegarem até aqui na etapa estadual já é uma grande vitória. Então, aproveitem a oportunidade e rumo a Brasília", disse.

 

Em Mato Grosso foram inscritos na conferência 125 projetos. Como premiação, o projeto vencedor nesta etapa representará o Estado em Brasília.

A superintendente de Étnico Ambiental da Seduc, Ruthineia Moraes, ressaltou que o evento está sendo debatido com as escolas, professores e estudantes desde o ano passado.

“Nós temos hoje aqui representantes das 13 Diretorias Regionais de Educação e isso é muito bom, pois chegamos em um bom número aqui. Estou muito emocionada de estar acontecendo essa conferência que tanto trabalhamos para acontecer. Aos estudantes, aproveitem cada momento", concluiu.

O representante do Ministério da Educação, Ângelo Miranda, destacou a organização de Mato Grosso e a qualidade do evento.

“Eu queria ressaltar aqui, que o trabalho da Seduc foi muito bem feito. Acompanhei seis estados na preparação da conferência um pouco mais de um ano e não vi nenhuma organização comparada a esta. Todos os processos foram levados a sério, com muito cuidado e responsabilidade", finalizou.

A conferência acontece até quinta-feira (7) com a seleção dos projetos e o resultado da classificação para a etapa nacional.

Confira também: Veja Todas