Quinta-Feira, 26 de Junho de 2025, 18h13
UPAS
Serviços de raio‑x voltam a funcionar e gestão detalha ações
Da Redação
A secretária municipal de Saúde, Dra. Lúcia Helena Sampaio, acompanhada da diretora da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Thania Zanette, esteve nesta quinta-feira (26) na Câmara Municipal de Cuiabá para prestar esclarecimentos sobre a gestão da pasta e a rotina da saúde pública municipal. Assuntos como a retomada dos serviços de raio‑x em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a compra de medicamentos foram destaques na sessão.
Thania Zanette explicou que a interrupção no fornecimento de exames de imagem ocorreu em razão de atrasos nos pagamentos à empresa responsável, com parte da dívida remontando ao ano de 2024. Com a quitação de três folhas atrasadas, os serviços de raio‑x foram integralmente restabelecidos em todas as UPAs da capital. Segundo ela, essa medida evitará deslocamentos desnecessários de pacientes ao Hospital Municipal, reduzindo o tempo de espera e oferecendo diagnóstico imediato ao usuário.
A diretora da Empresa Cuiabana de Saúde Pública também esclareceu rumores sobre superfaturamento na compra de dipirona, cujo valor na nota fiscal constava como R$ 7,34. Thania explicou que houve erro de digitação, pois aquele valor correspondia a outro produto (Dimenidrinato), e que a prefeitura já notificou a empresa para corrigir o documento antes do pagamento. O preço correto, conforme a tabela SUS, é de R$ 1,18 por unidade da dipirona de 10 ml/g.
A secretária Lúcia Helena reiterou o compromisso da administração municipal com a transparência e a eficiência. A visita à Câmara foi descrita como um ato excepcional de prestação de contas, que visou reforçar a confiança da sociedade na gestão da saúde pública.
"A gestão atual, sob o comando do prefeito Abilio Brunini, está arrumando a Saúde Pública da capital todos os dias. Todos os processos de compra seguem trâmites legais, e todas as correções necessárias estão sendo feitas antes da realização dos pagamentos. A retomada dos serviços de raio‑x nas UPAs ganha destaque por representar um avanço imediato na qualidade do atendimento à população. Em situações anteriores, como em 2023, a falta de pagamento havia deixado exames suspensos por quatro meses, sobrecarregando o Hospital Municipal e atrasando diagnósticos até em quatro horas", lembrou a gestora.
Ponte suspensa ajuda na travessia de animais em MT
Quinta-Feira, 17.07.2025 15h12
VG recebe 90 dispositivos móveis para modernizar atendimento
Quinta-Feira, 17.07.2025 15h08
Mil técnicos em nutrição escolar participam de curso de qualificação em Cuiabá
Quinta-Feira, 17.07.2025 14h57
Sema apresenta projetos para execução de obras em MT
Quinta-Feira, 17.07.2025 14h55
Presidente do TRT realiza visita institucional à Confederação Nacional da Indústria
Quinta-Feira, 17.07.2025 14h42