Sexta-Feira, 21 de Maio de 2021, 19h57
SINDICATO RADICAL
Servidores da Educação exigem “imunização total” e avisam que não voltarão às aulas em MT
Sintep avisa que se Estado não recuar, entrará em greve
Da Redação
A Assembleia Geral virtual do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT, em plataforma virtual, definiu pela continuidade das aulas remotas, em home office, rechaçando a portaria nº 333 (aulas remotas, nas escolas) do governo. Os trabalhadores definiram que não retornarão às aulas presenciais, sem vacina e completa imunização dos profissionais, com as duas doses. A categoria deliberou por nova Assembleia Geral em 31 de maio, se necessário, com deflagração de greve, caso o governo insista no calendário de volta às atividades presenciais.
Neste momento, a maioria da categoria se posicionou pela continuidade das atividades remotas, com mobilizações de esclarecimento, antes de possível Assembleia Geral, dia 31, caso o governo utilize de procedimentos arbitrários. Com Conselho de Representantes marcado para os dias 5 e 6 de junho, em que avaliarão as ações, mobilizações e deliberações nos municípios, e Assembleia Geral para dia 7, data em que o Governo anunciou o retorno das aulas no modelo híbrido.
O posicionamento dos educadores para permanência das atividades remotas foi reafirmado diante do quadro de contaminação e mortes pela Covid-19 nas diferentes regiões do estado. A falta de infraestrutura, e até mesmo Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) nas escolas foram apontados como agravantes. "Álcool gel e máscara não são suficientes”, destacaram.
A volta às atividades presenciais nas escolas foi contestada de forma geral. Professores destacaram recente entrevista do secretário de de Saúde, Gilberto Figueiredo, que destacou que o Estado está diante de uma terceira onda da Covid-19, devido o aumento do contágio, novas cepas, e da maior circulação de pessoas.
Os profissionais lembraram que não pararam de trabalhar, mantendo inclusive uma agenda de atividades ainda mais exaustiva, com o atendimento online. Porém, é a forma mais segura para todos.
Destacaram a falta de condições das escolas, citaram falta de água em várias unidades, problemas de equipamentos danificados (caixa d’água, pias nos banheiros). Segundo afirmaram, a situação é inviável diante da pandemia.
A categoria pontuou as dificuldades e deficiências vivenciadas para atuar até mesmo de forma presencial e remota, como foi deliberado pela portaria nº 333/2021. Destacaram a incoerência da proposta de alternativa apresentada pelo governo de suspensão das atividades presenciais em caso de contágio ou maior risco. “O governo quer nos colocar no abate”, afirmaram.
O presidente reafirmou que os trabalhadores da educação não devem ir para as escolas, pois não é um ambiente seguro, e todos estarão sujeitos a se contaminarem. “Nossa orientação é pelo trabalho remoto, em casa, e que as escolas se mantenham fechadas. Contamos com a mobilização de cada um e cada uma na defesa da vida”, reafirmou o presidente do Sintep-MT, Valdeir.
Dos Santos | 22/05/2021 09:09:52
"Sindicato radical" Meu Deus, os professores estão exigindo o direito a continuarem vivos pra trabalhar...como pode as pessoas menosprezarem um vÃrus tão mortal desse...é cada uma. E a vc que diz que os professores de escola particular ja retornaram as aulas, entenda, ORELHUDO, O CONTROLE DE BIOSEGURANÇA DE UMA ESCOLA PARTICULAR É BEM MAIS RIGOROSO DO QUE UMA ESCOLA PUBLICA. SEM COMPARAÇÃO.
Fernanda | 22/05/2021 08:08:44
O grande mal desse paÃs são os comunistas que não gostam de trabalhar, o negócio deles é sugar quem realmente trabalha e paga seus impostos.
lucktennutes@hotmail.com | 22/05/2021 08:08:33
Tem professores que estão viajando e dando as aulas nas praia. Já vi professor dar aula em lanchonete. A grande maioria dos professores não estao em isolamento. Olha noa status e face dos professores estao em bares, estao tomando vinhos .
Verdade nua e crua | 21/05/2021 23:11:04
Aplausos a classe dos educadores deste Estado!! Se o povo brasileiro tivesse agido assim com o chefe maior da nação VACINAR para todos os brasileiros não estarÃamos passando por essa tragédia de tanta MORTANDADE!! Outra coisa SINTEP, só voltam as aulas presenciais após o prazo determinado para criar anticorpos após a segunda dose !! O povo tem que reagir o cobrar, senão esses impios que elegemos no ESTADO QUE TEM DINHEIRO PARA SE TRATAR EM SÃO PAULO, vão continuar colocando a economia, cargos, reeleição como prioridade e a vida dos Matogrossenses pouco importa.
Juca | 21/05/2021 21:09:36
Já que não querem voltar agora eles tem todo direito. Então passa a prioridade de vacinar para outras categorias que estão trabalhando na linha de frente. Garis, funcionários dos supermercados, entre outros que estão se expondo. Taxista, Uber, entregadores, caminhoneiros entre outros.
Servidor ralado | 21/05/2021 21:09:32
Os professores das escolas particulares todos foram vacinados ...brincadeira essa agora ...querem ficar em casa ...simples assim ...só cortar o salário ...sou servidor público e desde o começo da PANDEMIA eu trabalho ..então ...se eu trabalho ...pq professor não pode ??
Fabio | 21/05/2021 21:09:01
O Sintep só serve para isso mesmo! Não vi o Sintep se solidarizando com os professores que tem Salários! Esses jovens não estão tendo contatos nem com os pais que trabalham ? Não tem contatos com os Amigos?
Jader | 21/05/2021 20:08:58
parabéns aos professores, não sejam covardes como os demais servidores públicos. Empresários e governo querem dinheiro e não importam com vidas humanas.
Albino Pfeifer Neto | 21/05/2021 20:08:25
O MP vai vistoriar as escolas antes do inicio das aulas. É responsabilidade deles ver se as condições de trabalho atendem as determinações do proprio MP.
Antônio | 21/05/2021 20:08:15
Gostaria de saber se os professores estão em isolamento. não estão saÃndo? Basta ver o status, Facebook e Instagram de alguns
Só verdades | 21/05/2021 20:08:05
Tem que ser muito idiota para negar a gravidade da pandemia???? Negar a realidade é coisa de doente????
Antônio | 21/05/2021 20:08:03
Gostaria de saber se os professores estão em isolamento. não estão saÃndo? Basta ver o status, Facebook e Instagram de alguns
Casa do Autista funcionará no antigo colégio Nilo Póvoas
Quarta-Feira, 23.07.2025 19h21
Professores e técnicos terão salário com RGA de 5,12%
Quarta-Feira, 23.07.2025 18h42
Ruas recebem serviços de patrolamento em Cuiabá
Quarta-Feira, 23.07.2025 17h56
Coleta de DNA é encerrada, mas campanha segue com novas etapas até agosto
Quarta-Feira, 23.07.2025 17h37
Servidores afastados no DSEI são suspeitos de vazar "informações sigilosas"
Quarta-Feira, 23.07.2025 17h37