Cidades

Sábado, 21 de Outubro de 2023, 11h06

CAPACITAÇÃO

Sesp forma policiais em técnicas de comboio, escolta e contra emboscada

Da Redação

 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública realizou, na noite desta sexta-feira (20.10), a formatura de 46 agentes de segurança pública em técnicas de escolta, comboio e contra emboscada.

O curso teve duração de 10 dias (104 horas/aula). Esse é o 7º intensivo nessas modalidades operacionais realizado na Academia de Polícia Penal do Estado (Acadepolp).

Além de Mato Grosso, receberam instruções policiais penais de Tocantins e Mato Grosso do Sul, e da Guarda Municipal de Goiás, do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil de MT e da Polícia do Judiciário Federal.  

O principal objetivo do curso, de acordo com o coordenador da Acadepolp, Eudes Trew de Jesus, é capacitar os agentes de segurança pública para desempenharem funções de alto risco, como as escoltas de presos. Eudes assinala que os participantes tiveram instruções desde legislação, a parte aplicada da legislação de trânsito, o Código e Trânsito Brasileiro(CBT), noções de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) de combate, e de técnicas de defesa e enfrentamento de situações de emboscada e contra emboscadas. 

Na avaliação do coordenador, capacitações como essa são fundamentais para a segurança de quem trabalha no setor e para a população em geral. “Quanto mais o servidor se capacita mais eficiente se torna o serviço prestado à população e mais segurança e tranquilidade oferecemos à sociedade”, observa Eudes Trew. 

O curso foi ministrado pela Polícia Rodoviária Federal, pela Polícia Militar, Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Superintendência de Transporte (Sutran) da Sesp-MT, por servidora da Unidade Setorial de Correição do Sistema Penitenciário (Unisecor), que deu instrução sobre procedimento administrativo disciplinar do servidor. Também houve instruções de comboio com a gerência do Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE), e a instrução de emboscada e contra emboscada com o coordenador Eudes e com o superintendente de Política Penitenciária, Anderson Santana da Costa.

Estiveram presentes no ato de formatura o secretário adjunto de Segurança, coronel Héverton Mourett, o adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, entre outras autoridades civis e militares.

Comentários (8)

  • Terceriza Governador |  21/10/2023 17:05:54

    Governador cumpre a lei de execução penal e Tercerize as atividades não policial....Cadê a criação da Policia Penal governador?

  • Esclarecimento  |  21/10/2023 17:05:53

    O analfabeto funcional...Os policiais penais não tentou, são policiais e seguro a sua do de Curvelo..Deve que algum PP pegou sua mulher. Agora a SESP está usando os policiais penais para cobrir a imagem negativa de inteira responsabilidade da Sesp...Falta muito ..O Ego dos coroneis, do Basílio e etc de não aceitar criar a instituição Polícia Penal e a omissão do sindicato que chega ser deplorável...Sindicato vive cobrando coisa sem futuro de servidor mal caráter, mas não tem foco em brigar por uma instituição que pode mudar a imagem...Ser policial penal hoje está vergonhoso.

  • Vc é Policial Penal da onde? |  21/10/2023 17:05:33

    Vc é Policial Penal da onde?. Do sistema prisional, do sistema penitenciário, do sistema Carcerário, da Sesp....kkkkkk Da vontade de rir. Vc é Policial militar da onde? Da Polícia Militar. Vc é Policial civil da onde? Da Polícia CIVIL . O sistema não existe regra, não existe organização...Resumindo: Uma Zona.

  • Polícia Penal kkkkk |  21/10/2023 17:05:10

    Onde já se viu dizer que "Academia de Polícia Penal" . Me prova que existi instituição "Polícia Penal". Aonde está escrito? Qual lei ou decreto? O problema do sistema é querer ser uma coisa que se quer está escrito? Policiais penais vive sendo usado por pseutos coronéis para se promover encima...É vergonhoso isso. Na PM quem faz o curso é a Instituição Policia Militar por lei. Na PJC quem faz o curso é a Instituição Policia Judiciária Civil por lei. No BM a mesma coisa e etc...Na secretaria adjunta de Administração Penitenciária (não é instituição polícia penal) quem faz o curso é a Sesp. Dá para entender por que ninguem leva a sério? Sabe por que? Não existe em lei e nem decreto a existência polícia penal. O que está em lei é a nomenclatura Policial Penal. Governador Mauro Mendes como que aceita uma desorganização dessa. Fugas e mais fugas. Policias penais sem se quer um estatuto para disciplinar seus direitos e deveres. TERCERIZE Logo governador...Pelo visto é o que o senhor quer...Não precisa deixar levar ao caos...Numa.desorganizacao dessa pode ter uma nova Vítima "wesley"..Vai precisar morrer algum..Por que está feio....Essa desorganização tem nome..."BASILIO" o cara que não é policial e se mete em tudo não deixa criar a instituição polícia penal...Os policiais da segurança pública agradeça a nova carga horária chamada de Basílio.

  • O vontade de ser gente! |  21/10/2023 16:04:28

    Dá até dó desses CARCEREIROS, não sabem mais o que faz para chamar a atenção! É fato que ninguém da sociedade leva vocês a sério e nunca serão considerados "polícia", apesar de uma aberração que na canetada tentou transformar vocês em puliça!

  • Marketing bom, mas o passado condena. |  21/10/2023 14:02:58

    O marketing pesado ..mas não vai apagar o passado .. Tá na hora de alguns gestores do sistema dar um tempo e descansar esperar o passado puxar. Eu conheço o seu passado. Não apela. Para com essa miguezeira...O passado te condena...Bay.

  • Irmão universal  |  21/10/2023 12:12:24

    O cara de foto está segurando um volante de carro ? Kkkkkkkkkkkkkkk

  • Tech |  21/10/2023 12:12:11

    E preso continua fugindo diariamente, diretor autoriza preso de alta periculosidade fazer compras na cidade e ele se evade, celular e drogas a vontade no interior dos presídios, tudo c o conhecimento da adjunta q passa a mão c prazer. Um chefe só foi exonerado pq foi preso por bater na namorada senão estaria até hj.Protecionismo não falta nunca.

Confira também: Veja Todas