Quinta-Feira, 09 de Julho de 2015, 13h14
Setas oferece atendimento diferenciado a operadores do CadÚnico
Da Redação
A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) tem promovido atendimento diferenciado aos técnicos municipais que operam os Sistema de Gestão e Tecnologia da Informação do CadÚnico e Programa Bolsa Família, por meio da Superintendência de Transferência de Renda vinculada a Secretaria Adjunta de Assistência Social (Saas).
O atendimento é realizado por meio agendamento e proporciona aos municípios atenção diferenciada, contando com ambiente propício para o encontro, contendo quatro computadores, notebooks e equipamento multimídia Data Show.
Desta forma os técnicos tem contato direto com os sistemas o que contribui para melhorar a qualidade na execução direta destes programas. Os dados e informações são de extrema importância para emitir relatórios gerenciais que subsidiam a formulação de políticas publicas voltadas exclusivamente para as pessoas cadastradas no CadÚnico.
“São cidadãos que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, e aquelas que são Beneficiarias dos Programas de Transferência de Renda”, explica o superintende Natalício Menezes.
Este tipo de atendimento tem sido frequente na Setas a exemplo das técnicas do município de Planalto da Serra, Luciene da Silva Laranjeira (gestora municipal do CadÚnico e Programa Bolsa Família) e Crislainy Kety de Arruda (psicóloga do CRAS) que foram atendidas pelas analistas de desenvolvimento econômico social Eva Anete Nogueira Domingos, Maria do Carmo Silva e Maria Luzanira Alencar Neta.
Durante o período da manhã e tarde a equipe ofertou orientações técnicas e esclarecimentos referentes aos Sistemas de Gestão do Programa /Bolsa Família (SIGPBF) e Gestão de Condicionalidades (Sicon), Acompanhamento Familiar, vinculados ao Cadastro Único e Programa Bolsa Família.
SIGPBF
O Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) é destinado, especificamente, aos gestores e técnicos municipais e coordenadores e técnicos estaduais que trabalham na gestão do Programa Bolsa Família.
Trata-se de um aplicativo responsável pela autenticação, autorização de acesso e permissões correspondentes ao perfil do usuário. Ele é composto das funcionalidades de inclusão, alteração e consulta de dados de usuários; inclusão, alteração, exclusão e consulta de perfis; associação de usuários a perfis de acesso, órgãos e entidades (prefeituras, estados, ministérios, etc.), entre outras.
Sicon
O Sistema de Gestão de Condicionalidades realiza o acompanhamento familiar com a finalidade de garantir que as famílias do PBF em situação de vulnerabilidade, principalmente aquelas em descumprimento de condicionalidades, sejam acompanhadas nos serviços socioassistenciais com registro no Sicon.
CNJ homologa resultado definitivo do 1.º Exame Nacional dos Cartórios
Segunda-Feira, 07.07.2025 11h10
ALMT homenageia estudante no Parlamento Juvenil
Segunda-Feira, 07.07.2025 10h54
Termina prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição
Segunda-Feira, 07.07.2025 10h53
Relatório aponta que Locar atingiu 98% das rotas
Segunda-Feira, 07.07.2025 10h17
Audiência pública debaterá propostas em MT
Segunda-Feira, 07.07.2025 09h59