Terça-Feira, 30 de Janeiro de 2018, 10h48
Sine capacita pessoas com deficiência auditiva para trabalhar no TJMT
Da Redação
A unidade matriz do Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT), em Cuiabá, realizou nesta segunda-feira (29.01) o processo de capacitação e integração para os contratados nas vagas de auxiliar administrativo disponibilizadas exclusivamente para deficientes auditivos, selecionados na última semana.
Os contratados para as vagas começarão a exercer as funções no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) nesta semana. O processo é realizado no Sine em parceria com a Universidade Livre Para Eficiência Humana (Unilehu), uma ONG que trabalha com pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A empresa coordenará todo o serviço dos funcionários dentro do TJMT. A capacitação é o primeiro momento, como explica a Técnica de Inclusão da Unilehu, Samira Meneguine. “Essas são orientações sobre o procedimento interno do trabalho para eles chegarem acolhidos no primeiro dia. Estamos expondo de forma mais lúdica, cada página do contrato em português traduzindo para libras”, afirma.
Os outros profissionais que atuaram em conjunto com os deficientes auditivos também precisam ter o conhecimento da linguagem em Libras, alguns desses trabalhadores também foram encaminhados pelo Sine. A analista do desenvolvimento social do Sine, Sidinéia Martins de Menezes, reconhece. “Essa inclusão dá oportunidades para todos os trabalhadores, independente de sua deficiência, capacidade ou formação, de estarem participando de um processo de seleção para o mercado de trabalho”, conclui.
Inclusão social
O Setor Psicossocial do Sine-MT é o responsável pelo cadastro e encaminhamento das vagas destinadas aos PCDs, estreitando os laços entre empresa e empregado, seguindo as normativas do Ministério do Trabalho que é o órgão fiscalizados das cotas PCDs em empresas, como explica a assistente social, Dalia Lavor.
Cuiabá convoca 78 aprovados para Educação
Segunda-Feira, 07.07.2025 21h38
Mapeamento da Defesa Civil identifica áreas de risco
Segunda-Feira, 07.07.2025 21h19
STJ reduz pena de traficante preso com 350 gramas de maconha em Cuiabá
Segunda-Feira, 07.07.2025 21h18
Cidade em MT faz concurso com salário de até R$ 11,5 mil
Segunda-Feira, 07.07.2025 20h38
Trânsito funcionará em pare e siga até sexta
Segunda-Feira, 07.07.2025 20h32