Segunda-Feira, 16 de Maio de 2022, 15h34
SECA
Sinop Energia reforça prevenção e combate a incêndios com treinamento anual
Da Redação
O período seco está se iniciando e, para enfrentá-lo com eficiência, a Sinop Energia desenvolve diversas ações que contribuem com a integridade da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, o bem-estar de funcionários e pessoas que circulam pela região onde o empreendimento está localizado, bem como com a preservação da fauna e flora. Para reforçar as medidas de segurança, a empresa acaba de realizar mais um treinamento interno de simulação com os integrantes da Brigada de Incêndios Florestais para o aperfeiçoamento do combate ao fogo no local durante as estações sem chuva, que compreende os meses de maio a novembro.
O treinamento foi realizado em duas etapas, uma online, envolvendo ensinamentos teóricos sobre a contenção de incêndios e outra presencial no entorno da UHE Sinop, com demonstrações práticas e uso de equipamentos especializados. O gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia, André Vasques, explica que a preparação faz parte de um pacote de medidas adotadas pela empresa na contenção de fogo.
“A Sinop Energia encara o combate a incêndio com seriedade e conta com um Plano de Contingência de Incêndios Florestais específico para a área onde a usina está localizada. O material contempla diversas medidas de segurança, como formação de uma equipe interna e exclusiva para esta atividade, o monitoramento dos focos de incêndios, a comunicação social e parcerias com o Corpo de Bombeiros, por exemplo, entre outras ações”, conta Vasques.
Monitoramento com drone
Além dos treinamentos com a equipe da Sinop Energia, durante o período seco, os engenheiros florestais da companhia realizam o acompanhamento de focos de calor por meio de imagens de satélites e dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Com a ferramenta, são gerados relatórios diários e mapas que auxiliam na apresentação do Índice de Perigo de Incêndio (IPI), fator de alerta que permite ações preventivas e protetivas das florestas. Outras práticas que apoiam o monitoramento, são as inspeções presenciais pelo reservatório e por meio de drone com objetivo de verificar ocorrências não detectadas pelo satélite.
“Quando a equipe da Sinop Energia entra em ação para combater um incêndio, o Corpo de Bombeiros Militar também é acionado. Depois é realizado o Boletim de Ocorrência junto à Polícia Judiciária Civil para apuração de eventuais responsáveis”, explica André. As ações realizadas pela empresa em parceria com a Prefeitura de Sinop e os Bombeiros trazem resultados efetivos e foram premiadas pelo Ministério de Meio Ambiente entre as melhores práticas de sustentabilidade. Para a contenção da queimada, a companhia conta com equipamentos adquiridos conforme a recomendação do plano, como caminhão tanque com mangueira, EPIs, entre outras ferramentas.
Para conscientização da população, a Sinop Energia realiza ainda um programa de comunicação com os moradores do entorno do reservatório, compartilhando informações sobre riscos de incêndio porta a porta e por meio de informativos veiculados em rádio, site e redes sociais. Quem desejar denunciar focos de incêndio e práticas criminosas, pode acionar a empresa por meio do telefone (66) 3520-9500.
Sobre a Sinop Energia
A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.
STJ nega transferência de megatraficante para cumprir pena em MT
Domingo, 13.07.2025 20h50
Prefeitura de Cuiabá investe R$ 65 milhões em políticas sociais
Domingo, 13.07.2025 19h20
Padre que estuprou coroinhas em MT não poderá trabalhar fora da cadeia
Domingo, 13.07.2025 17h40
Médico alerta para 'pandemia' de pessoas 'desatentas ao presente'
Domingo, 13.07.2025 17h21
Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil cirurgias este ano
Domingo, 13.07.2025 16h55