Sexta-Feira, 16 de Maio de 2014, 12h21
Sistema Digital agilizará alvarás
Da Redação
O Poder Judiciário de Mato Grosso e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) se reuniram na Corregedoria-Geral da Justiça para nortear o desenvolvimento do sistema que pretende agilizar a expedição de mandados de prisões e alvarás de solturas via Malote Digital (sistema on line). O gerenciamento operacional do projeto será executado pela Corregedoria, por meio do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), e pelo juiz auxiliar da Corregedoria Jorge Luiz Tadeu Rodrigues.
Ficou decido durante a reunião que o sistema será utilizado em alvarás de solturas, requisição de presos e mandados de prisão preventivos. Também foi decidido que Cuiabá abrigará o projeto piloto por cerca de 90 dias e que um Termo de Cooperação Técnica será assinado após esse período. A Corregedoria emitirá um provimento específico. Entre outras determinações o provimento ressaltará a necessidade dos magistrados e unidades judiciárias alimentarem em tempo real o sistema. Os setores de Tecnologia da Informação do TJMT da Sejudh atuarão em conjunto.
“Estamos buscando a celeridade na prestação jurisdicional, garantindo por meio da cooperação que mandados sejam cumpridos a qualquer instante. Isso tornará desnecessário que os oficiais tenham que ir até os presídios. As ordens serão cumpridas com rapidez”, pontuou o juiz da Segunda Vara Criminal de Cuiabá (Execuções Penais), Geraldo Fernandes Fidelis Neto.
O representante do Sindicato dos Oficiais de Justiça, Jaime Osmar Rodrigues, destacou que a Corregedoria está atendendo a um pedido da categoria. “Esse pedido tinha sido feito durante uma reunião com os juízes Jorge Tadeu e Geraldo Fidelis. É um avanço e será de grande valia, uma vez que dinamizará nosso trabalho”, pontuou o representante da categoria.
O juiz auxiliar da Presidência, Túlio Duailibi Alves Souza, observou a necessidade de documentos agregados ao alvará de soltura. O coordenador de Tecnologia da Informação do TJMT, Johnny Ander Pereira Abdallah, sugeriu a inclusão da requisição de presos e o diretor do Dapi, Reginaldo Cardoso salientou a necessidade de a Sejudh providenciar as demandas de suporte relacionadas ao sistema, bem como a atualização do Java, PDF e a digitalização de documentos, por exemplo.
O secretário adjunto de Administração Penitenciária Sejudh, coronel Clarindo Alves de Castro, salientou o avanço no cumprimento da execução penal. “Teremos maior celeridade nos procedimentos. Os gestores das unidades indicaram que tinham dificuldades. O preso que tem o alvará de soltura, e deveria ser checado no fim de semana e feriados, tinha dificuldades para sair. O próprio sistema apresentava complicações que o tornavam moroso. A nova sistemática diminuirá a tensão interna. Com o meio digital será instantânea a determinação judicial”, informou o coronel.
A Corregedoria encaminhará um Ofício Circular aos juízes criminais da Capital para que realizem a checagem no módulo de antecedentes estadual e Infoseg. O objetivo é que conste no alvará de soltura se o preso foi devidamente verificado. Os magistrados também deverão alimentar o Sistema Apolo, como por exemplo, com a informação se o preso tem mandado de prisão em aberto no processo.
A Escola dos Servidores deverá oferecer o treinamento operacional aos servidores da Sejudh que vão gerenciar o sistema. Na próxima semana as equipes técnicas do Dapi e Sejudh voltam a se reunir para estabelecer diretrizes da implantação do sistema.
Ainda participaram da reunião o superintendente de Gestão Penitenciária, Gilberto V. Rondon Carvalho, o superintendente de Gestão de Cadeias, Altair Vicente Camilo Junior, o assessor jurídico da Sejudh, Julio César Oliveira Dias e os representantes do setor de Tecnologia da Informação da Sejudh, Jardel Ribeiro e Jean Carlos Nascimento.
STJ nega transferência de megatraficante para cumprir pena em MT
Domingo, 13.07.2025 20h50
Prefeitura de Cuiabá investe R$ 65 milhões em políticas sociais
Domingo, 13.07.2025 19h20
Padre que estuprou coroinhas em MT não poderá trabalhar fora da cadeia
Domingo, 13.07.2025 17h40
Médico alerta para 'pandemia' de pessoas 'desatentas ao presente'
Domingo, 13.07.2025 17h21
Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil cirurgias este ano
Domingo, 13.07.2025 16h55