Segunda-Feira, 28 de Abril de 2025, 21h03
TJ realiza 400 audiências para impulsionar interligação de esgoto em Cuiabá
Da Redação
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Ambiental (Cejusc Ambiental) está realizando a segunda fase do Mutirão Interligue Já, com 400 audiências de conciliação agendadas no Complexo dos Juizados Especiais de Cuiabá.
O mutirão ocorre em procedimentos pré-processuais e é destinado a moradores que precisam interligar seus imóveis à rede pública de esgoto da Capital. A proposta é evitar a judicialização das demandas e estimular a regularização voluntária. O juiz Antônio Horácio da Silva Neto, da Vara Especializada do Meio Ambiente e do Juizado Volante Ambiental da Comarca de Cuiabá, explica que a proposta do mutirão é evitar a judicialização, impedindo que as demandas sejam ajuizadas para obrigar o morador a promover a interligação. “Estamos fazendo uma conscientização coletiva, que está surtindo grandes efeitos para promover a pacificação social e garantir o cumprimento legal”, destacou o magistrado.
A ação é promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, em parceria com a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), a concessionária Águas Cuiabá e o Ministério Público Estadual (MPE). Normatização: O marco legal do saneamento básico (Lei 9.984/2000) determina que todas as edificações urbanas estejam conectadas às redes públicas de abastecimento de água e esgoto até o final de 2025.
Em Cuiabá, a concessionária do serviço de água e esgoto dispõe de 91% da infraestrutura de saneamento básico pronta para a conexão. Mas a interligação da rede particular é obrigação do morador. Atualmente, pouco mais da metade dos imóveis estão interligados.
Mais do que uma questão legal, a interligação é um fator ambiental relevantíssimo, pois permite que o esgoto receba o tratamento correto. “O tratamento adequado do esgoto possibilita melhora na qualidade de vida da população, na medida em que mitiga a proliferação de doenças”, explica o juiz Antônio Horácio.
As audiências desta segunda fase atendem moradores previamente notificados, mas qualquer morador de Cuiabá pode procurar o Cejusc Ambiental de forma voluntária para promover a regulação da rede de esgoto.
Juiz proíbe produtor rural de explorar fazenda após desmatar 48 hectares
Sábado, 03.05.2025 20h15
Juiz marca audiência para julgar quadrilha que tentou emplacar pirâmide
Sábado, 03.05.2025 18h20
PJC faz ação de prevenção ao bullying com estudantes
Sábado, 03.05.2025 17h28
Juiz nega devolver carro apreendido com suspeito de matar síndico
Sábado, 03.05.2025 17h00
Tarifa zero é aplicada pela primeira vez no domingo após Lei
Sábado, 03.05.2025 16h44