Sexta-Feira, 27 de Dezembro de 2024, 16h38
SEM BONIFICAÇÃO
UFR sai do Sisu e terá sistema de seleção próprio
G1-MT
A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) não utilizará o Sistema de Seleção Unificada (SISU) a partir de 2025 e passará a usar um sistema de seleção próprio para adesão dos próximos estudantes na instituição. A decisão foi anunciada pela reitora Analy Castilho Polizel de Souza, nesta sexta-feira (27).
Segundo a instituição, a decisão aconteceu após análise das condições e diretrizes estabelecidas para o SISU, que optou pela não utilização da bonificação de 15% na nota dos candidatos que cursaram ensino médio no estado.
"A bonificação é uma ferramenta fundamental para corrigir desigualdades históricas, garantindo maior acesso ao ensino superior para populações menos favorecidas. [...] Um mecanismo essencial para a promoção do desenvolvimento regional e para a inclusão de estudantes", disse.
Bonificação de 15% excluída
O Ministério da Educação (MEC) excluiu, de forma definitiva, a medida que oferece bonificação de 15% da UFMT na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que cursaram ensino médio em Mato Grosso, nesta quinta-feira (26).
Entenda a polêmica
No dia 21 de novembro, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) revogou a medida de 15% de bonificação na nota do Enem para candidatos que cursaram o Ensino Médio no estado após repercussão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou a concessão do bônus inconstitucional. Apesar disso, a UFR havia mantido o bônus.
Em resposta à suspensão na UFMT, pais e estudantes fizeram um abaixo-assinado, que contou com mais de 1,7 mil assinaturas no documento protocolado no site da universidade no dia 25 de novembro. Após a manifestação, a universidade voltou atrás e decidiu manter o bônus, que agora foi excluído pelo Governo Federal de forma definitiva em todas as universidades federais ligadas ao Sisu.
A bonificação
A implantação da oferta de 15% de bonificação na nota do Enem para estudantes que se formaram em Mato Grosso foi aprovada em dezembro de 2023. Conforme o anúncio, o bônus deveria ser concedido a partir deste ano na UFMT.
À época, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão informou que a nota prioriza estudantes que cursaram ensino médio integralmente no estado, seja na rede pública ou privada, e que também seriam contemplados os candidatos que concluíram o ensino médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Enceja) ou por meio de supletivo, desde que tenha sido no estado.
Seciteci prorroga inscrições do prêmio Cidades Inovadoras
Sábado, 02.08.2025 07h41
Curso do MPMT reforça atuação em favor das vítimas
Sábado, 02.08.2025 07h35
Prefeita de VG vistoria obra de asfalto
Sexta-Feira, 01.08.2025 18h39
Gisela Cardoso destaca parceria com a UFMT
Sexta-Feira, 01.08.2025 18h16
Cuiabá divulga escala de plantão médico de forma online e física
Sexta-Feira, 01.08.2025 18h05