Cidades Sábado, 02 de Agosto de 2025, 07h:35 | Atualizado:

Sábado, 02 de Agosto de 2025, 07h:35 | Atualizado:

PROTEÇÃO INTEGRAL

Curso do MPMT reforça atuação em favor das vítimas

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

mpmt.jpg

 

Com o objetivo de aprofundar o debate e qualificar a atuação institucional voltada à valorização da vítima no processo penal, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) deu início, nesta sexta-feira (01), ao curso de extensão “Proteção Integral das Vítimas”, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT.

Na abertura, o procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, ressaltou a importância de iniciativas que fortaleçam o papel do Ministério Público na defesa dos direitos das vítimas. “Essa é uma bandeira que devemos sustentar diariamente. A maior pauta política do país é a segurança pública. Esses cursos refletem as demandas da sociedade, e o Ministério Público brasileiro precisa absorvê-las e atuar de forma efetiva na proteção dos interesses sociais e das vítimas.”

O coordenador da Escola Institucional, procurador de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, agradeceu o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça à iniciativa e enfatizou a relevância da atuação integrada. “Essas capacitações são ferramentas essenciais para uma atuação mais consistente e fundamentada. ‘Proteção Integral das Vítimas’ é um tema atual e urgente, que exige total atenção e comprometimento do MP brasileiro.”

A promotora de Justiça Marcelle Rodrigues da Costa e Faria, coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa das Vítimas, Testemunhas e Colaboradores, destacou a importância da adesão à temática. “Colocar esse assunto no centro de nossas convicções é um passo fundamental para um Ministério Público verdadeiramente comprometido com a Justiça em todas as suas dimensões.”

Já a promotora de Justiça auxiliar da Corregedoria, Alessandra Gonçalves da Silva Godoi, reforçou a necessidade desse novo olhar institucional. “Já passou da hora de nós, membros do Ministério Público brasileiro, voltarmos nossa atenção às vítimas. É preciso adotar uma postura comprometida e fazer o nosso melhor para que elas se sintam acolhidas.”

O primeiro módulo, com o tema “Princípio da Ampla Defesa da Vítima”, foi ministrado pelo promotor de Justiça do MPMT Kledson Dionysio de Oliveira. Durante a palestra, ele abordou as recentes evoluções no ordenamento jurídico. “Temos observado, nos últimos anos, um processo claro de civilização do processo penal, com a incorporação de dispositivos do direito civil, visando garantir uma reparação mais efetiva dos danos.”

A capacitação tem como propósito qualificar a atuação institucional na valorização da vítima no processo penal. Composta por 10 módulos mensais e carga horária total de 30 horas-aula, é destinada exclusivamente a membros do Ministério Público brasileiro. As aulas serão realizadas de forma virtual, das 8h às 11h (horário de Mato Grosso), por meio da plataforma Microsoft Teams.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet