Quinta-Feira, 13 de Março de 2014, 15h36
VG dá posse agentes comunitários de saúde e de endemias
Da Redação
Na manhã de quinta-feira (13.02), o prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães participou da solenidade de posse dos Agentes de Combate as Endemias (ACEs) e dos Agentes Comunitário de Saúde (ACSs).
A solenidade foi realizada na área externa do Centro Pastoral da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Várzea Grande.
Considerando o teor da Resolução de Consulta N.º 67/2011 publicado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, os Decretos que instituíram a Comissão de Certificação da Existência de Processo Seletivo para as categorias, aos relatórios expedidos, as Portarias e Atos homologados e publicados, o chefe do executivo, Walace Guimarães, assinou os Atos de Nomeação N.º 241/2014 e N.º 242/2014 dos profissionais agentes de saúde e endemias.
“Uma canseira chegar até aqui e aqui para esta solenidade”, desabafou a presidente da Associação dos Agentes de Saúde do Estado de MT (ADACSE/MT), Dinorá Magalhães, uma vez que a mesma chegou alguns minutos atrasada ao evento, mas ressaltou que, o momento é de vitória após anos e anos de luta, pela chegada dessa conquista histórica para esses profissionais da saúde, que todos os dias comparecerem aos lares várzea-grandenses e dedicam os primeiros cuidados com a saúde pública.
Uma categoria de profissionais que, no município de Várzea Grande, agora tem voz representativa com a efetivação no serviço público. “Este momento é festivo. Os agentes já são, há tempos, uma categoria organizada e com essa efetivação no patamar de servidores públicos passaram a contar com todas as prerrogativas de vencimentos e benefícios que a lei lhe assegura”, destacou o vice-prefeito, Wilton Coelho.
A luta da categoria se estendeu por mais de uma década, onde na gestão Walace Guimarães recebeu uma atenção, um olhar de empatia e o interesse em buscar solução ao impasse. “Ficamos abertos a todas as manifestações, reivindicações da categoria e após inúmeras reuniões com a categoria e com os órgãos públicos investidos do direito e de direito sobre questões dessa causa, pudemos alinhar os entendimentos e estarmos aqui hoje para a assinatura desses atos de nomeações”, lembrou a primeira-dama e ex-secretária de saúde, Jaqueline Guimarães.
Foram empossados 120 agentes comunitários de Saúde e 37 na área de Endemias. De qualquer modo, este primeiro momento é só o início para outras etapas do processo que necessitarão de consultas e apoio jurídico aos órgãos competentes e legais para continuidade os trâmites dessa questão e dessa categoria de profissionais. “Conseguimos neste primeiro momento, realizar a efetivação desses profissionais, mas agora enfrentaremos outra etapa que é buscar aporte, para o desenvolvimento, no tocante a estruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários para esses servidores”, esclareceu o secretário de Administração, Celso Alves Barreto Albuquerque.
O Agente Comunitário de Saúde, José Ferreira Flor, há mais de 14 anos na profissão, sente-se aliviado e realizado com sua efetivação. \"De agora em diante estamos devidamente certificados nas funções que exercemos. Não precisamos ser submetidos a processo seletivo anual. Uma tranquilidade para quem vivia na expectativa de enfrentar esse teste a cada ano trabalhado”, frisou.
Outro profissional que agora se tranquilizou, diante do cumprimento do compromisso firmado pelo prefeito foi o senhor Ivan Nilson Rondon Mendes, que é Agente de Combate a Endemias. “Muitos não acreditavam que isso pudesse acontecer. Para a categoria o ato representa a realização profissional e reconhecimento ao esforço do trabalho realizado em prol de uma saúde de qualidade. Agradecemos ao prefeito e sua equipe pela sensibilidade à nossa causa”, agradeceu o agente.
A saúde pública requer humanização, cuidados e atenção junto à população, ao aparato físico e tecnológico nas unidades de saúde, como também a valorização de todos os profissionais de saúde envolvidos nesse processo. “Cuidar da saúde não é só oferecer remédio, tecnologia de ponta e atendimento, mas capacitar e valorizar os nossos profissionais, em todas as áreas, não só da saúde, porque isso nos traz em contrapartida realizarmos bem o nosso trabalho, e interfere ainda na dedicação e auto-estima que também são requisitos para se prestar um melhor serviço público à nossa população”, finalizou o prefeito, Walace Guimarães.
Participaram também do evento Edson Vieira (Saúde), Wilson Cutas (Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de MT), Luciane Zampone (representando o Deputado Federal – Valtenir Pereira), Cidomar Arruda Velo (Esporte, Lazer e Cultura), Eduardo Balbino Ferreira (Comunicação Social), Ismael Alves da Silva (Governo), Louriney dos Santos Silva (Comandante da Guarda Municipal), Roldão Lima Júnior (Serviços Públicos e Transportes), Zelandes Santiago dos Santos (DAE/VG), Vereadores por Várzea Grande e agentes de saúde e de endemias.
Justiça nega indenizar policiais civis por operações em outras cidades de MT
Sábado, 10.05.2025 09h25
Restaurante Prato Popular realiza almoço especial em alusão ao Dia das Mães
Sábado, 10.05.2025 08h50
Penitenciária de VG recebe materiais para alfabetização de adultos
Sábado, 10.05.2025 08h47
Cuiabá recebe festival de divulgação científica
Sábado, 10.05.2025 08h33
Governo de MT entrega escola reformada em distrito
Sábado, 10.05.2025 08h27