Cidades

Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 16h40

RIO CUIABÁ

Vídeos mostram fenômeno da Piracema; peixes "saltam" para fora do rio

Autor de gravação vibra com imagem: "Deus é maravilhoso"

MATHEUS MAURÍCIO

Da Redação

 

Um vídeo divulgado nas redes sociais nesta quarta-feira (11) mostra um cardume de peixes que começa  a simplesmente pular na água quase caindo dentro do barco que passava por uma parte do Rio Cuiabá. O homem que filma os peixes "vibra" com a a situação.

“Peixe está fervendo hoje gente. Deus é perfeito, que isso gente. Meu Deus, isso é maravilhoso”, comemora o rapaz em uma das suas falas.

Em determinado momento, os peixes são vistos bem agitados e quase são pegos na mão pelas pessoas que passam de barco.

O vídeo não mostra em qual trecho do rio Cuiabá é registrada as imagens. O excesso de peixes no Rio Cuiabá ocorre no período da Piracema, entre outubro e fevereiro - quando a pesca é proibida para o "repovoamento" do rio.

Nesta época, os peixes "migram" para as nascentes ou cabeceiras para fazer a desova. Como estão em grupo, é possível ve-los com facilidade, como no caso das imagens.

COTA ZERO

A sobrevivência dos peixes nos rios de Mato Grosso é o objetivo de um projeto de Lei que proíbe o transporte de pescado no Estado. Pelo projeto, a pesca estaria praticamente proibida pelo período de cinco anos, podendo ser praticada apenas "esportivamente", na modalidade pesque e solte.

O projeto é alvo de polêmica na Assembleia Legislativa. Populares, que vivem da pesca, se mobilizaram para a Assembleia rejeitar o projeto. Diante disso, a matéria foi retirada de pauta e deve voltar ao debate no próximo ano.    

 

 

 

 

Comentários (8)

  • alberico |  13/12/2019 07:07:51

    Bom Dia !!! Alguém consegue identificar esta ponte? neste e em outros vídeos que ví, não consegui confirmar com certeza, que se trata do Rio Cuiabá, nestes tempos de fake news, é bom ficar esperto, antes de sair comemorando, agora, se for real esta imagem, só temos a comemorar. MAS NÃO TENHO CERTEZA, SE ALGUÉM TIVER, MANDA AÃ......

  • João Luiz Corrêa |  13/12/2019 05:05:19

    ( COALA não sabe si fica na terra ou na Ãgua agora kkkk ) A baixinho Fidido e não gosta de Ãgua + gosta de PEIXE kkkk

  • J.José |  12/12/2019 20:08:46

    Famosa Lufada! Quando cheguei aqui em 1974 ouvia muito este termo!

  • Fábio |  12/12/2019 19:07:34

    Só Curimbata e fala canoa. Os peixes chamados de lei, como pintado, cachara, pacu, não se vê nesses cardumes. Estão acabando, sabem porque? Porque as maiorias dos pescadores profissionais estão acabando, depredando o rio, com tarrafa, rede, espinhal, anzol de galho, cerca. Muitos recebem o auxílio na época da piracema, E continuam pescando, outros recebem sem ser pescadores profissionais, graças às propinas pagas a essas colônias de pescadores. Já denunciei outras vezes, e vou continuar denunciando até que as autoridades tomem providencias, sei que é difícil, mais vou continuar tentando.

  • João da Costa  |  12/12/2019 18:06:42

    Isso é uma ótima notícia mas infelizmente tem o lado ruim, pois vários ribeirinhos e muitos aproveitados foram vistos saindo do rio com sacos cheios de peixes e vendendo a vontade e o que é pior tem gente comprando.

  • MARIA TAQUARA |  12/12/2019 17:05:46

    o rio Cuiabá é um fenômeno, nasce no planalto perto de Nobres em rochas calcárias e forma uma das regiões do Pantanal, o de Poconé. Então se junta ao rio São Lourenço, rio principal do Pantanal de Barão de Melgaço, e ambos desaguarem juntos no magnífico rio Paraguai, no Pantanal de Cáceres! Garantir que o rio Cuiabá esteja saudável, especialmente próx. a área urbana da capital Cuiabá, é importante para que se conserve o Pantanal, os peixes, as plantas e aqueles cenários espetaculares que a gente tanto gosta! Conservar os peixes é garantir que a gente tenha mujica de pintado com farofa de banana para as próximas gerações!

  • Cidadão Matogrossense  |  12/12/2019 17:05:26

    Só curimbatá. Machos e fêmeas fazem esse ritual na superfície do Rio para desova e fecundação. Não custa dizer que o curimba é peixe difícil de pescar e na maioria das vezes só é capturado por tarrafas e redes ou na pescaria de lambada.

  • J.José |  12/12/2019 17:05:07

    Peguei 3 que caíram fora d'água, devolvi pro Rio Cuiabá.

Confira também: Veja Todas