Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 13h25
MAIS QUE TROFÉU
Prêmio Sebrae de Jornalismo valoriza o fotojornalismo
Da Redação
A 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) está com inscrições abertas e vai refletir sobre os melhores trabalhos da imprensa brasileira que abordam o empreendedorismo e os pequenos negócios em todo o país. Criado pelo Sebrae, o PSJ é uma vitrine para que os profissionais mostrem seu olhar sobre o Brasil que empreende e são reconhecidos por isso.
Na categoria Fotojornalismo, é possível concorrer com uma imagem única ou uma sequência de fotos, desde que publicadas em veículos impressos (como jornais e revistas) ou em sites jornalísticos, no período de 3 de junho de 2024 a 8 de junho de 2025.
Para Marta Torezam, gerente de Comunicação do Sebrae em Mato Grosso, a fotografia é mais do que um complemento — é comunicação. "Vivemos a era da imagem, e todo o trabalho jornalístico está associado à força da fotografia. A tecnologia digital modificou nossa forma de nos informar, de nos relacionar, de chamar a atenção no universo concorrido da informação."
Torezam reforça que as imagens não substituem os bons textos, mas uma boa foto, com olhar jornalístico, faz a diferença como complemento. “A fotografia é expressão artística e comunicação ao mesmo tempo, ao permitir a construção de uma narrativa, capturando momentos, registrando fatos e acontecimentos que são a alma da notícia.”
Reconhecimento que fortalece a profissão
Em 2024, o fotógrafo Tchélo Figueiredo foi o vencedor na categoria Fotojornalismo Estadual com uma pauta que é uniu simplicidade e relevância: “Cervejas artesanais conquistam consumidores em Cuiabá”.
Ele conta que a experiência de participar do prêmio foi surpreendente e marcante. “Nunca tinha participado antes. Fiz a matéria de forma bem despretensiosa, as fotos também. Ganhar foi uma surpresa muito legal. O reconhecimento, tanto estadual quanto nacional, é importante para quem atua com fotojornalismo. Ter esse troféu em casa tem um valor simbólico forte: mostra que nosso trabalho é visto, é valorizado. Foi uma experiência maravilhosa. Espero participar de novo este ano, já estou de olho em novas pautas.”
Outro nome que se destacou foi o da jornalista Safira Campos, finalista nacional em 2023. Ela venceu as etapas estaduais e regionais e representou o Centro-Oeste na grande final. “Sempre fui repórter de texto, mas, desde a faculdade, tenho um carinho especial pelo fotojornalismo. Acompanhei o trabalho de grandes nomes e, de repente, estava ali, entre os finalistas do PSJ, com gente de vários cantos do país. Foi uma alegria imensa, uma surpresa boa. Ter meu trabalho reconhecido em um prêmio com visibilidade foi um marco, tanto na carreira quanto na minha trajetória pessoal.”
Avaliação, etapas e premiação
Para concorrer, é necessário que a imagem (ou sequência) esteja vinculada a uma matéria que trata do empreendedorismo com foco nos pequenos negócios. O júri avaliou critérios como: relevância do conteúdo, qualidade estética, originalidade e criatividade na abordagem visual do tema.
Os vencedores de cada categoria participam de uma missão técnica no RD Summit, em São Paulo, em novembro. Os melhores de cada etapa estadual seguem para a fase regional, que definem os finalistas da grande final nacional — marcada para lançamento entre novembro e dezembro, em Brasília.
Os vencedores da etapa final ganham um notebook, e o autor da melhor reportagem entre todos os leva ainda um celular de última geração. O mesmo vale para a categoria especial de Jornalismo Universitário.
As inscrições ficam abertas até 9 de junho de 2025, e o regulamento completo está no site: www.premiosebraejornalismo.com.br .
Filme nacional tem estreia gratuita nesta quinta, em cinema de Cuiabá
Quarta-Feira, 14.05.2025 18h26
Shopping traz exposição de carros antigos com shows
Quarta-Feira, 14.05.2025 16h07
MT recupera vários bens tombados
Quarta-Feira, 14.05.2025 14h41
Aniversário de Primavera tem grande público
Quarta-Feira, 14.05.2025 13h15
Sessão especial em Vila Bela reconhece iniciativas
Quarta-Feira, 14.05.2025 12h16