Curiosidades

Terça-Feira, 01 de Julho de 2025, 02h00

ALERTA

Cirurgia que muda cor do olho, feita por Urach e Massafera, tem uso restrito

ITATIAIA

 

Depois que as influenciadoras Maya Massafera e Andressa Urach mudaram a cor dos olhos por meio de uma cirurgia, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) fez um alerta para a população: “essa ceratopigmentação não é reconhecida como uma prática segura em olhos saudáveis, podendo causar complicações e até perda visual severa”.

O órgão destaca que essa técnica tem uso restrito para pessoas cegas ou com perda de visão grave. A cirurgia não é reconhecida como uma prática estética segura em olhos saudáveis, podendo causar complicações e até perda visual severa”, diz o comunicado.

As pessoas com olhos saudáveis que fazem essa cirurgia estão sujeitas ao surgimento de lesões na córnea, que podem até levar à perfuração do olho, infecções graves, inflamações e aumento da pressão intraocular. O procedimento é irreversível e ainda causa dificuldades em exames internos do olho e outras cirurgias, como catarata, por exemplo.

“Pacientes que já utilizaram a técnica relatam dificuldade de enxergar, dor nos olhos, ardência, sensação de areia, aversão à luz e lacrimejamento persistentes. Todas essas situações podem levar à redução da visão do paciente, seja na periferia ou no centro da visão, podendo evoluir para a cegueira”, diz o CBO.

Como funciona a ceratopigmentação

A ceratopigmentação é feita a partir de uma técnica que usa micropigmentos de diferentes cores. Eles são implantados nas camadas mais internas da córnea com o objetivo de alterar a coloração do olho. O procedimento, de acordo com o CBO, é destinado principalmente ao tratamento de manchas brancas que acometem olhos de pacientes cegos.

Mesmo entre os pacientes cegos, a cirurgia só deve ser considerada quando outras alternativas, como lentes coloridas ou próteses, não funcionarem. “Procedimentos invasivos como a ceratopigmentação não devem ser tratados como alternativas estéticas simples ou seguras”, concluiu o comunicado.

Andressa Urach se arrependeu de ter feito a cirurgia

Andressa Urach passou pelo procedimento na última semana, em Nice, no sul da França. Ela se arrependeu pouco tempo depois, relatando forte desconforto nos olhos. “Estou no aeroporto agora aguardando o voo, meus olhos estão doendo bastante, muito. Chegando ao Brasil vou ter que ir ao médico porque tá doendo muito, vocês não têm ideia”, disse nas redes sociais, logo no dia seguinte da cirurgia.

Confira também: Veja Todas