Sexta-Feira, 22 de Março de 2024, 18h54
Águas Cuiabá e Fundação Ecotrópica celebram parceria no Dia Mundial
Da Redação
A Águas Cuiabá, concessionária do grupo Iguá Saneamento, e a Fundação Ecotrópica realizaram a inauguração de uma chalana equipada para realizar testar a qualidade da água no bioma Pantanal. A iniciativa ocorre no Dia Mundial da Água, 22 de março, e visa formalizar a parceria entre as instituições, para o monitoramento ambiental de reservas do Pantanal.
A embarcação contribuirá para o projeto Águas Pró Pantanal, de iniciativa da Fundação Ecotrópica, organização não governamental que elabora relatórios para acompanhar o equilíbrio do bioma.
Presidente da instituição e líder do projeto, Ilvanio Martins espera que a estrutura auxilie na busca de dados para subsidiar as pesquisas sobre a qualidade das águas superficiais do Rio Cuiabá e São Lourenço (afluente do Cuiabá).
“Com esse lançamento damos a oportunidade para os pesquisadores analisarem a manutenção da qualidade da água no Pantanal, trazendo informação da melhor qualidade no menor tempo possível, já que ela é equipada com sistema de comunicação e mini laboratório, servindo como um abrigo aos profissionais”, destaca o ambientalista.
A Fundação realiza ações em pontos estratégicos do Pantanal, onde a população faz a captação e o consumo direto dessa água, sem passar por nenhum tipo de tratamento. O monitoramento ocorre em uma das nascentes do Rio Cuiabazinho e segue até o Rio Cuiabá e São Lourenço.
As amostras são encaminhadas para laboratório, onde são feitas as análises e comparadas aos parâmetros que a legislação estabelece enquanto padrões de potabilidade. De posse dos dados, é possível propor eventuais melhorias no sistema de captação e distribuição da água, visando que o consumo seja seguro à população.
De acordo com o diretor geral da Águas Cuiabá, Renato Camargo, ações desenvolvidas na zona urbana pela concessionária e pelos clientes contribuem para a sustentabilidade no bioma. “Uma das ações da concessionária tem sido a ampliação da rede coletora de esgoto que somada à interligação realizada pelos moradores, contribui para a melhoria do meio ambiente. Com o descarte correto dos efluentes, na rede adequada, indo para uma estação de tratamento, temos uma contribuição efetiva maior à preservação ambiental”, destaca.
Credores vão decidir se aceitam plano de produtor que deve R$ 16 milhões
Sábado, 10.05.2025 16h12
Dia das Mães deve movimentar R$ 395 milhões no comércio de MT
Sábado, 10.05.2025 15h23
Governo fortalece pequenos agricultores
Sábado, 10.05.2025 15h08
Juiz prorroga blindagem de empresa de ônibus alvo de operação em MT
Sábado, 10.05.2025 13h15
Circuito Aprosoja encerra primeira semana na região Sul
Sábado, 10.05.2025 11h30