Quinta-Feira, 09 de Maio de 2019, 16h45
AL derruba veto e beneficia pequenos produtores de peixe de MT
Da Redação
O deputado estadual Thiago Silva (MDB) foi um dos parlamentares que alertaram à Mesa Diretora da Assembleia da necessidade da derrubada do veto do governo do estado à proposta dos deputados Eduardo Botelho, Max Russi e Valdir Barranco, que amplia para dois anos o prazo para que o pescadores possam vender pescado apenas para os frigoríficos e não da forma direta ao consumidor.
O alerta de Thiago Silva deu resultado e o veto foi colocado em votação e derrubado na sessão ordinária da Assembleia nesta quarta-feira (7). O parlamentar explicou que a proposta dos deputados era importante para dar condições de trabalho aos pescadores de Mato Grosso. “Está claro que, se o veto fosse mantido, não haveria a mínima condição para o pescador do nosso estado. Recebi ligações do Deni (Adeir Mesquita, líder comunitário), da Boa Vista, e do ex-vereador de Rondonópolis, Fulô, que me explicaram a situação ”, disse o parlamentar.
O deputado explica que distritos pequenos, como é o caso da Boa Vista, na região de Rondonópolis, e até a Baixada Cuiabana, seriam prejudicados. “Somente os grandes investidores em piscicultura conseguiriam vender o peixe e obter lucro, pois têm estrutura para atender os frigoríficos”, lembrou. O chamamento de Thiago Silva teve o apoio da presidenta em exercício da ALMT, Janaina Riva, e dos demais parlamentares que também declararam apoio à derrubada do veto .
Caso o veto não fosse derrubado, os pescadores estariam proibidos de vender peixe sem que o produto passasse por um frigorifico e isso, no momento, acarretaria em um aumento do preço no produto final, praticamente inviabilizando a venda.
Com esse novo prazo, o deputado acredita que os pescadores poderão se organizar em associações e cooperativas, por exemplo, para atender a proposta. “Na verdade, temos que ajudar a diversificar a nossa economia, e a piscicultura já é uma alternativa, porém é preciso buscar soluções para os pequenos terem condições de construir os abatedouros, e gerar emprego e renda”, disse.
Gláucio | 10/05/2019 14:02:21
Parabéns aos deputados. Nos da agricultura familiar que temos nossos tanques agradecemos. Essa é uma luta antiga em que a Empaer sempre nos apoiou.
Justiça cita abuso do Procon Cuiabá e anula multa imposta a sindicato
Domingo, 03.08.2025 08h06
Turismo de MT ganha vitrine internacional com promoção de atrativos
Sábado, 02.08.2025 16h16
MT lidera saldo da balança comercial brasileira no 1º semestre de 2025
Sábado, 02.08.2025 10h09
Posto que vendeu álcool a preço abusivo em MT tera´que pagar R$ 245 mil
Sábado, 02.08.2025 09h25
Seaf abre licitação para serviço de transferência de embriões bovinos
Sábado, 02.08.2025 08h58