Sexta-Feira, 11 de Setembro de 2015, 16h59
Aprosoja alerta para ferrugem asiática em safra de soja 2015/16
Da Redação
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) alerta para a possibilidade de ferrugem asiática durante o início da safra de soja 2015/16 no estado. O vazio sanitário termina no dia 15 de setembro e, em seguida, fica liberado o plantio de soja. No entanto, uma Rodada Técnica realizada pela entidade nesta semana verificou soja voluntária em diferentes estádios fenológicos, de recém germinadas a pleno enchimento de grãos, nas regiões Norte e Oeste.
Foram visitados pelo Phd em Fitopatologia, José Tadashi, e pelo analista técnico da Aprosoja, Eduardo Vaz, os municípios de Sinop, Feliz Natal, Cláudia, Vera, Campo Novo do Parecis e região. De acordo com ambos, um dos fatores para a germinação foram as chuvas nos últimos 15 dias. “O período chuvoso foi suficiente para que essa soja germinasse. Encontramos algumas ao longo da BR-163 recém germinadas e plantas em pleno enchimento de grãos (R3 a R6) na região Oeste. O que não deveria estar acontecendo nesta época”, diz Eduardo Vaz.
Para Tadashi, a germinação da soja justifica o alerta de ferrugem asiática em Mato Grosso, uma vez que os esporos do fungo podem ser trazidos por ondas de ventos do Sul do país, do Paraguai e também da Bolívia. “Na Bolívia, eles começam a plantar nos meses de julho e agosto. Ou seja, a ferrugem chega lá antes, o que faz com que ela também tenha a tendência de chegar aqui bem antes. Aliado aos ventos da Região Sul do Brasil, isso pode comprometer o produtor mato-grossense. O recado é que todos tenham atenção redobrada neste início de plantio”, explica.
Além da possibilidade da ferrugem chegar antecipadamente, a Rodada Técnica verificou grande quantidade de grãos de soja e milho ao longo da BR-163 e MT-358. “Em comparação à última Rodada Técnica realizada na Região Norte e Oeste, em junho, nossa maior surpresa foi encontrar soja voluntária em diferentes estágios de desenvolvimento”, afirma Eduardo Vaz. O analista lembra que a ferrugem asiática funciona como ponte verde para outras doenças e pragas, e seu controle é fundamental para a evolução da lavoura.
Rodadas Técnicas – A Aprosoja realiza anualmente as rodadas técnicas no campo com o objetivo principal de verificar a incidência de pragas e doenças. As visitas atendem a demandas dos produtores rurais e sempre são realizadas com acompanhamento de pesquisadores. A consequência imediata das avaliações é que os relatórios são levados para a Comissão de Defesa Agrícola e Diretoria da associação, gerando ações efetivas no campo.
Credores vão decidir se aceitam plano de produtor que deve R$ 16 milhões
Sábado, 10.05.2025 16h12
Dia das Mães deve movimentar R$ 395 milhões no comércio de MT
Sábado, 10.05.2025 15h23
Governo fortalece pequenos agricultores
Sábado, 10.05.2025 15h08
Juiz prorroga blindagem de empresa de ônibus alvo de operação em MT
Sábado, 10.05.2025 13h15
Circuito Aprosoja encerra primeira semana na região Sul
Sábado, 10.05.2025 11h30