Quinta-Feira, 29 de Maio de 2025, 14h09
Congresso Nacional realiza sessão solene em homenagem aos 120 anos do Grupo Energisa
Da Redação
O Grupo Energisa foi homenageado na última terça-feira (27), em uma sessão solene realizada no Plenário do Senado Federal, em comemoração aos seus 120 anos de fundação. A cerimônia, proposta pela senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil – TO), destacou a contribuição histórica da companhia para o desenvolvimento do setor elétrico nacional, área estratégica para o crescimento econômico do país.
Durante a solenidade, que reuniu parlamentares, representantes de entidades do setor e executivos da empresa, o presidente de honra do Conselho de Administração da Energisa, Ivan Botelho, relembrou a trajetória da companhia desde sua origem no interior de Minas Gerais, enfatizando o espírito empreendedor dos fundadores.
“Nosso lema - Trabalho, Competência e Honestidade - nos levou ao crescimento de uma pequena empresa, do interior de Minas Gerais a uma das maiores empresas de Energia do Brasil. A essência inovadora e visionária que moveu os fundadores continua sendo o nosso DNA. Inovamos para continuar crescendo e levando o Brasil junto conosco, atendendo a mais de 8 milhões de clientes e empregando 17 mil colaboradores diretos e outros 7 mil indiretos”, disse Ivan Botelho.
O CEO da companhia, Ricardo Botelho, ressaltou a importância da parceria com o poder público e o papel fundamental dos marcos legais e regulatórios para viabilizar investimentos de longo prazo no setor elétrico.
“É com base nessa segurança jurídica e regulatória que investimos, quase R$ 30 bilhões, apenas entre 2021 e 2025, para garantir que a melhor energia chegue até o nosso cliente, seja nos grandes centros urbanos, zona rural até as áreas isoladas da Amazônia Legal e do Pantanal. Neste ano, além de celebrarmos nossa trajetória, renovamos o nosso compromisso em seguir olhando para o futuro, com foco na transformação energética que equilibre a sustentabilidade ambiental, segurança energética e equidade ao acesso à energia para todos os brasileiros”, afirmou Ricardo Botelho.
Ao final de seu discurso, Botelho agradeceu a todos que contribuíram para essa trajetória de sucesso.
“Reitero meu agradecimento a cada colaborador, cliente, investidor, fornecedor, parceiro de negócio, poder concedente, órgãos reguladores, poder público e aos parlamentares desta Casa, que nos permitiram chegar a essa marca histórica de 120 anos”, afirmou.
O Ministro da Defesa, José Múcio, também subiu ao palanque para prestar sua homenagem, reconhecendo a longevidade e consistência do Grupo Energisa como agente de desenvolvimento.
"Quando nós vemos um grupo como a Energisa, com 120 anos de idade, semeando o desenvolvimento num país onde ainda tem gente que não tem energia, ainda tem gente que não tem educação, ainda tem brasileiros que passam fome, nós sentimos que vale a pena os mandatos dos senhores que compõem esta casa", completou Múcio.
O senador Jayme Campos (União Brasil - MT) celebrou os 120 anos da Energisa reconhecendo os avanços da empresa, mas também apontou desafios cruciais para o estado de Mato Grosso. “Nosso estado é gigante com comunidades que se espalham por vastas áreas. Para estas populações, a energia é sinônimo de inclusão, oportunidade e dignidade. Universalizar o acesso com qualidade em cada Rincão de Mato Grosso é um imperativo de justiça social e um passaporte para um futuro”, afirmou.
O senador Wellington Fagundes (PL - MT) reconheceu a importância estratégica da Energisa para o desenvolvimento do Brasil, com destaque especial para o estado de Mato Grosso. “Quero fazer um parêntese em relação ao trabalho social que a Energisa presta, principalmente quando tivemos os problemas das queimadas do nosso Pantanal. Uma coisa muito simples, mas que teve uma repercussão muito grande e eu faço aqui questão de lembrar, foi quando a Energisa reconstruiu ou construiu um ninho do tuiuiú, para mostrar o símbolo do nosso Pantanal. A empresa, claro, tem que pensar no lucro e no resultado, mas às vezes um simbolismo mostra o humanismo da empresa”, relembrou Fagundes.
Sobre a Energisa
A Energisa é uma empresa que pensa no futuro desde 1905, pois inovação e empreendedorismo sempre estiveram em seu DNA. São 120 anos realizando histórias e evoluindo relações. Fundada na Zona da Mata mineira, a Energisa é hoje um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços que conecta pessoas e empresas às melhores soluções de energia e potencializa o futuro do país.
Nosso portfólio abrange 9 distribuidoras de energia elétrica, 13 concessões de transmissão, uma central de geração fotovoltaica centralizada, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, que conta com um dos maiores parques de geração distribuída fotovoltaica do país, além de comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado.
Recentemente, diversificamos nosso portfólio com a inclusão da distribuição e comercialização de gás natural, através da aquisição da ES Gás e, desde novembro de 2024, com participação nos ativos da Cegás, Copergás, Algás e Potigás; e a geração, distribuição e comercialização de bio soluções (biogás, biometano, biofertilizante), atualmente representados pela Agric.
Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 939 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.
Cuiabá prepara pacote de ações para receber turistas
Domingo, 03.08.2025 15h10
Justiça cita abuso do Procon Cuiabá e anula multa imposta a sindicato
Domingo, 03.08.2025 08h06
Turismo de MT ganha vitrine internacional com promoção de atrativos
Sábado, 02.08.2025 16h16
MT lidera saldo da balança comercial brasileira no 1º semestre de 2025
Sábado, 02.08.2025 10h09
Posto que vendeu álcool a preço abusivo em MT tera´que pagar R$ 245 mil
Sábado, 02.08.2025 09h25