Sexta-Feira, 23 de Novembro de 2018, 14h37
Cuiabá sedia nesta sexta a VI Feira de Experimentos e Eventos
Da Redação
Neste dia 23 de novembro acontece em Cuiabá a VI Feira de Experimentos, Inventos e Descobertas e que este ano tem como tema “Diga Não! à violência ambiental”. A feira, que envolve alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio do Colégio Notre Dame de Lourdes, objetiva o desenvolvimento de atividades envolvendo investigação científica, com caráter pedagógico, para produzir mudanças inovadoras e criativas nos processos de ensino e aprendizagem.
“Além de estimular a troca de experiências didáticas baseadas na produção de conhecimento científico, nossos alunos participantes foram convidados a buscar caminhos para superar os problemas ambientais presentes em nossa realidade atual”, explica a diretora da instituição, Irmã Marluce Almeida.
A Laboratorista e Biomédica Indiana Borralho, Coordenadora da Feira, informa que serão apresentados 15 projetos no período das 17h30 às 21h. Além disso, haverá distribuição de 150 mudas frutíferas, ornamentais e medicinais em parceria com o Judiciário Volante Ambiental (Juvam), com o Projeto Novo Verde, e a Vara Especializada em Meio Ambiente de Cuiabá.
O evento conta com a parceria do Ecodescarte, empresa que recebe, recicla ou reaproveita itens de descarte de eletrônicos e lâmpadas. Com isso a empresa vai mostrar como realiza o trabalho e o impacto ambiental que desta ação.
Haverá exposição de um espaço de praça de alimentação em estilo Food Park, e parte das vendas serão para a Obra Social São Miguel que atende cerca de 300 crianças no bairro Jardim Vitória, na Capital.
Indiana Borralho observa que o tema da feira está fundamentado no fato de a violência ambiental ser uma forma de poluição ao meio ambiente, como a exploração indiscriminada de recursos não renováveis, um impacto sem precedentes da humanidade na natureza.
“A violência causa um desequilíbrio ambiental contra seres humanos, animais e plantas, atingindo diretamente dois recursos que o homem não sobrevive sem o ar puro e a água limpa”, frisa.
Também presente à feira o projeto “Água para o futuro”, uma iniciativa do ministério público do Estado de mato grosso em parceria com a UFMT, Prefeitura Municipal de Cuiabá por meio do Horto Florestal, e a Concessionária Águas Cuiabá. Haverá exposição de maquetes para referenciar e sensibilizar a sociedade mato-grossense da importância das nascentes
Ainda vão apresentar a tecnologia que eles utilizam para realização dessas ações (no caso um drone) e também o aplicativo de internet que foi criado para esse projeto.
A Feira de Experimentos também conta com a participação direta da coordenadora do 9º Ano do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio, Luciani Lourenço e dos professores auxiliares Maxwell Oliveira (Física), Mário Arruda (Química) e Angélica Yara (Biologia).
MP cobra R$ 600 mil de multinacional por cartel de combustíveis em MT
Sábado, 12.07.2025 17h50
Procon informa canais de atendimento ao consumidor
Sábado, 12.07.2025 14h43
MT puxa alta na estimativa de produção agrícola e consolida liderança nacional
Sábado, 12.07.2025 11h14
Mauro reage à taxação de Trump e foca na abertura de novos mercados
Sábado, 12.07.2025 10h23
Prefeito e secretários participam da abertura da Expoagro
Sábado, 12.07.2025 09h40