Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2024, 10h09
DEBATES
Especialistas discutem aviação agrícola em aeroporto de MT
Eevento será realizado nos dias 20, 21 e 22 deste mês
Da Redação
Pela primeira vez, Mato Grosso receberá o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil que reúne especialistas da aviação agrícola de outros estados do país e do exterior. O evento vai acontecer, nos dias 20, 21 e 22 de agosto, no Aeroporto Executivo de Santo Antônio do Leverger, a 30 km de Cuiabá. Durante o evento, haverá demonstrações aéreas de aviões e drones.
Para o diretor do aeroporto, Nathan Souza, é uma honra sediar um evento desse porte e inédito no Estado, que trará benefícios não só para a aviação agrícola diante dos temas que serão debatidos, como também a outros setores como comércio e turismo.
A abertura oficial do evento será nesta terça-feira, 20, às 18h. Antes da abertura oficial, às 13h, o primeiro painel discutirá “Aviação Agrícola e o ganho da produtividade na lavoura”.
A palestra com o tema “Agricultura é vida e vida pede segurança” será às 13h e às 16h, discutirá Direito aeronáutico. O primeiro dia também terá curso, mini curso e demonstrações práticas.
Na quarta-feira, 21, às 11h, haverá um painel sobre sustentabilidade no combate a incêndios florestais com aeronaves. As perspectivas mercadológicas e políticas para o setor agrícola do Brasil serão discutidas, às 17h. Às 18h, haverá o painel “Desafios e Oportunidades do Agronegócio de MT”.
No dia 22, além dos minicursos sobre uso dos biológicos na aviação agrícola, entre outros, haverá demonstrações práticas no aeroporto. Para o translado até a capital, há um motorista executivo para levar os passageiros e dois veículos disponíveis para os comandantes. A programação completa pode ser acessada no site do Congresso: https://congressoavag.org.br/
Infraestrutura
O diretor do aeroporto, Nathan Souza, explica que o aeroporto conta com uma pista de 1.800 metros, 11 hangares, oficina de aeronaves a pistão, oficina de helicóptero, táxi aéreo, corpo de bombeiros, abastecimento e balizamento noturno, além de poder operar 24 horas e com capacidade de atender pequeno, médio e grande porte de aeronaves executivas.
Além da operação aeroportuária, está sendo desenvolvido um complexo para atender outros setores entre eles o Aeronáutico. Está em construção um restaurante e um bar dentro de um Boeing. A ideia é também criar algumas galerias para lojas, bares e um hotel. O aeroporto é 100% murado, conta com uma sala VIP moderna, com suítes, sala de descanso para comandantes, sala de plano de voo e sala de reunião.
Credores vão decidir se aceitam plano de produtor que deve R$ 16 milhões
Sábado, 10.05.2025 16h12
Dia das Mães deve movimentar R$ 395 milhões no comércio de MT
Sábado, 10.05.2025 15h23
Governo fortalece pequenos agricultores
Sábado, 10.05.2025 15h08
Juiz prorroga blindagem de empresa de ônibus alvo de operação em MT
Sábado, 10.05.2025 13h15
Circuito Aprosoja encerra primeira semana na região Sul
Sábado, 10.05.2025 11h30