Economia

Domingo, 20 de Janeiro de 2019, 19h44

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Fábrica de aviões prevê voos sem piloto

O GLOBO

 

Depois dos carros sem motorista... os aviões sem piloto. Sim, esta é uma das novidades planejadas pela fabricante de aviões Airbus e debatidas na conferência Digital Life and Design, no sul da Alemanha.

Embora o piloto automático não seja uma nova tecnologia, a diretora de tecnologia da Airbus, Grazia Vittadini, disse que a companhia espera que os avanços atuais em inteligência artificial ajudem a criar aviões completamente autônomos, sem a necessidade de pilotos.

— É isso que estamos investigando, a inteligência artificial, para liberar pilotos de rotinas mais simples — disse Vittadini em entrevista ao diretor de tecnologia da Accenture, Paul Daugherty.

Atualmente, a empresa está trabalhando na mudança para operações com piloto único, com vistas à total autonomia dos aviões mais adiante.

Executivos de companhias aéreas, apesar de relutantes em falar sobre o assunto, se beneficiariam de aviões autônomos, sem piloto, para cortar custos e lidar com a contínua escassez de pilotos qualificados. O maior desafio para os fabricantes, como a Airbus, é convencer as autoridades reguladoras a aprovar a tecnologia, disse Vittadini.

— Explicar as características da inteligência artificial é um grande desafio para nós quando se trata da certificar produtos — declarou. 

Confira também: Veja Todas