Economia

Segunda-Feira, 19 de Maio de 2025, 09h39

CRISE ECONÔMICA

Ministério investiga caso de gripe aviária em fazenda de MT

Propriedade é na cidade de Nova Brasilândia

G1

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) informou, nesse domingo (18), que está investigando um possível novo caso de gripe aviária H5N1 em uma propriedade rural de Nova Brasilândia, a 223 km de Cuiabá. Outros cinco casos estão em investigação no Brasil.

Segundo o Governo Federal, a suspeita em Mato Grosso envolve uma criação de aves em uma propriedade destinada à produção familiar, voltada para a subsistência. A contaminação da gripe aviária em humanos é restrita a pessoas que têm contato com aves infectadas, vivas ou mortas, como tratadores ou profissionais do setor.

Situação da gripe aviaria conforme o painel do Ministério da Agricultura:

2 casos confirmados:

Montenegro (RS) granja comercial

Sapucaia do Sul (RS) zoológico, cisnes morreram

6 casos em investigação

Ipumirim (SC) granja comercial

Aguiarnópolis (TO) Granja comercial

Triunfo (RS) produção familiar para subsistência

⁠Gracho Cardoso (SE) produção familiar para subsistência

Salitre (CE) produção familiar para subsistência

Nova Brasilândia (MT) produção familiar para subsistência

O Brasil registrou o 1º foco de gripe aviária em uma granja comercial na última quinta-feira (15), em Montenegro (RS). O Mapa alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. "A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo", diz comunicado da pasta.

O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas).

Comentários (3)

  • Eliane |  19/05/2025 15:03:08

    Todo mundo vai afundar junto , isso para acabar cada dia mais com a comida mundial. Leiam sobre agenda 2030, governo e religião única . Não será permitido nem nos quintais , logo não teremos nem carne nem ovos , entre outras coisas , E o povo comemorando a desgraça ...

  • renato |  19/05/2025 13:01:54

    MAIS UM IDIOTA DE ESQUERDA . O AGRO É O SUSTENTACULO ECONOMICO DO MT, UMA IDEIA ABSURDA DESSA SÓ PODE SER DE ESQUERDISTA ANALFABETO.

  • FAZ O L !  |  19/05/2025 10:10:48

    Chegou a hora de ver o Ogronegocio se fuder ! Desmataram todo o MT agora a conta chegou, o bom disto tudo que o frango e ovos vão ficar mais baratos pro brasileiro !

Confira também: Veja Todas