Começou nesta segunda-feira (19) o projeto Aprenda e Empreenda, uma capacitação voltada às mulheres empreendedoras permissionárias do Mercado do Porto, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Instituto Inca (Inclusão, Cidadania e Ação).
A ação será realizada ao longo de cinco segundas-feiras consecutivas e visa fortalecer o empreendedorismo feminino por meio de orientações sobre gestão, performance nos negócios e visão de crescimento.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Medeiros, a proposta oferece acesso gratuito a conteúdos relevantes, como uso de tecnologias, redes sociais, apresentação de produtos, atendimento a turistas e estratégias de crescimento.
“Iniciamos com mais de 50 mulheres presentes aqui hoje. Queremos fazer com que essas mulheres se tornem empresárias de sucesso e passem a enxergar todas as possibilidades que o ato de empreender proporciona”, afirmou.
O projeto, realizado também com o apoio da Secretaria da Mulher para alcançar o público-alvo, prevê consultorias individualizadas nos boxes das participantes após o ciclo de capacitações.
A secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, também acompanhou a abertura da capacitação. Ela destacou as parcerias com os demais secretários, para que cada um, dentro da sua pasta, tenha um olhar voltado para a mulher, promovendo qualificação e oportunidades.
“Parabenizo o secretário Fernando pela iniciativa, que traz uma qualificação de primeira linha para as nossas mulheres”, destacou.
A presidente do Instituto Inca, Cybele Bussiki, também esteve presente e participou das atividades, reafirmando o compromisso da instituição com o desenvolvimento da cidadania e da inclusão por meio da capacitação profissional.
A abertura contou ainda com a presença da consultora empresarial, mentora e palestrante Ediane Dalbosco, que ministrou o primeiro encontro.
“Hoje, queremos mostrar para essas empreendedoras a força que elas têm, não só para trabalhar, mas para levantar a família e a comunidade. Vamos ajudá-las a identificar os principais pilares que um negócio precisa ter para crescer com sustentabilidade e profissionalismo”, explicou Ediane.
Durante o evento, a representante do deputado federal Dr. Leonardo, Cris Borges, destacou que a realização da ação só foi possível por meio de uma emenda parlamentar destinada pelo então deputado.
“É uma alegria ver que os recursos estão sendo bem aplicados, promovendo uma transformação real na vida dessas mulheres e fortalecendo a economia local”.
Veja a programação
Palestra: Empreendedorismo
Duração: 2h
Palestra: Redes Sociais – Teoria e Prática
Duração: 3h - 1h30 de teoria + 1h30 de prática
Palestra: Redes Sociais – Teoria e Prática
Duração: 3h - 1h30 de teoria + 1h30 de prática
Palestra: Embelezamento dos Produtos
Duração: 3h
Acompanhamento nas bancas
Com Luciana e Leticia – Agendamento prévio necessário
Acompanhamento nas bancas
Com Luciana e Leticia – Agendamento prévio necessário.