Entrelinhas Segunda-Feira, 19 de Maio de 2025, 18h:19 | Atualizado:

Segunda-Feira, 19 de Maio de 2025, 18h:19 | Atualizado:

CADA COISA

Vereador quer criar pipódromo em Cuiabá

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

pipa.jpg

 

O vereador Gustavo Padilha (PSB) participou, neste fim de semana, do Festival de Pipas em Várzea Grande. O evento reuniu cerca de 17 equipes de Cuiabá e da cidade vizinha, com mais de 120 participantes competindo por premiações que chegaram a R$ 3 mil para o primeiro colocado.

A proposta do parlamentar é transformar a tradicional brincadeira em um segmento esportivo estruturado, com a criação do primeiro pipódromo de Cuiabá – e também o primeiro de Mato Grosso. A ideia é oferecer um espaço seguro e adequado para a prática, valorizando o aspecto cultural, esportivo e econômico da atividade.

“Soltar pipa, ‘pandorga’, ‘papagaio’ ou raia, como chamam esta prática milenar que está se popularizando em todo o mundo – aqui em Cuiabá não é diferente. Esse segmento vem crescendo na Capital e em Mato Grosso, movimenta o esporte”, afirmou Padilha. “Estive neste domingo no Festival de Pipas em Várzea Grande e vimos a grandiosidade do evento. É uma de nossas lutas a criação do primeiro pipódromo, que será o primeiro do Estado também.”

O vereador destacou ainda o impacto econômico e social da prática, que incentiva o comércio local e promove a convivência familiar. “A pipa é um segmento econômico bom, fomenta a venda em mercadinhos de bairro com venda de linhas, pipas e rabiolas, e aguça o empreendedorismo. Tira a criança dos caminhos errados e fomenta jovens, adultos e a família em um evento dessa magnitude”, completou.

Padilha citou exemplos de festivais consagrados pelo Brasil, como o de pipas gigantes em João Pessoa (PB), realizado na orla da cidade, que atrai turistas e competidores de várias regiões do país. 

“É forte no Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados. Iremos lutar pela criação desse pipódromo em Cuiabá, com o objetivo de trazer de volta as tradições e brincadeiras que marcam gerações, para que as crianças se encantem e aprendam a empinar uma pipa. E até mesmo empreenderem ou se tornarem atletas”, declarou.

A proposta também visa à prevenção de acidentes envolvendo linhas cortantes. Dados do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) mostram que, em 2024, foram registradas 14 ocorrências relacionadas a pipas, contra apenas uma em 2023. Os acidentes envolvem principalmente motociclistas, ciclistas e pedestres, e podem resultar em ferimentos graves ou até fatais. Com a criação de um espaço adequado, o vereador pretende incentivar o esporte, preservar a tradição e garantir mais segurança para quem pratica ou convive com essa atividade nos bairros da capital.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Colobri

    Segunda-Feira, 19 de Maio de 2025, 18h39
  • Olha mentalidade dos vereadores a culpa disso são os rleitores
    2
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet