Entrelinhas Segunda-Feira, 19 de Maio de 2025, 18h:19 | Atualizado:

Segunda-Feira, 19 de Maio de 2025, 18h:19 | Atualizado:

CADA COISA

Vereador quer criar pipódromo em Cuiabá

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

pipa.jpg

 

O vereador Gustavo Padilha (PSB) participou, neste fim de semana, do Festival de Pipas em Várzea Grande. O evento reuniu cerca de 17 equipes de Cuiabá e da cidade vizinha, com mais de 120 participantes competindo por premiações que chegaram a R$ 3 mil para o primeiro colocado.

A proposta do parlamentar é transformar a tradicional brincadeira em um segmento esportivo estruturado, com a criação do primeiro pipódromo de Cuiabá – e também o primeiro de Mato Grosso. A ideia é oferecer um espaço seguro e adequado para a prática, valorizando o aspecto cultural, esportivo e econômico da atividade.

“Soltar pipa, ‘pandorga’, ‘papagaio’ ou raia, como chamam esta prática milenar que está se popularizando em todo o mundo – aqui em Cuiabá não é diferente. Esse segmento vem crescendo na Capital e em Mato Grosso, movimenta o esporte”, afirmou Padilha. “Estive neste domingo no Festival de Pipas em Várzea Grande e vimos a grandiosidade do evento. É uma de nossas lutas a criação do primeiro pipódromo, que será o primeiro do Estado também.”

O vereador destacou ainda o impacto econômico e social da prática, que incentiva o comércio local e promove a convivência familiar. “A pipa é um segmento econômico bom, fomenta a venda em mercadinhos de bairro com venda de linhas, pipas e rabiolas, e aguça o empreendedorismo. Tira a criança dos caminhos errados e fomenta jovens, adultos e a família em um evento dessa magnitude”, completou.

Padilha citou exemplos de festivais consagrados pelo Brasil, como o de pipas gigantes em João Pessoa (PB), realizado na orla da cidade, que atrai turistas e competidores de várias regiões do país. 

“É forte no Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados. Iremos lutar pela criação desse pipódromo em Cuiabá, com o objetivo de trazer de volta as tradições e brincadeiras que marcam gerações, para que as crianças se encantem e aprendam a empinar uma pipa. E até mesmo empreenderem ou se tornarem atletas”, declarou.

A proposta também visa à prevenção de acidentes envolvendo linhas cortantes. Dados do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) mostram que, em 2024, foram registradas 14 ocorrências relacionadas a pipas, contra apenas uma em 2023. Os acidentes envolvem principalmente motociclistas, ciclistas e pedestres, e podem resultar em ferimentos graves ou até fatais. Com a criação de um espaço adequado, o vereador pretende incentivar o esporte, preservar a tradição e garantir mais segurança para quem pratica ou convive com essa atividade nos bairros da capital.





Postar um novo comentário





Comentários (9)

  • marcão

    Terça-Feira, 20 de Maio de 2025, 13h03
  • Excelente, seria bom os espaços abertos na cabeceira do aeroporto
    4
    0



  • Eliane

    Terça-Feira, 20 de Maio de 2025, 08h58
  • Fantástica idéia. Vgde tinha um lugar que enchia de gente de todas as idades , agora acabou , encheu de casas no local . Muito bom , enquanto tem doido querendo vaga pra boneco em hospital , alguem pensando em diversão de verdade .
    10
    5



  • Fer

    Terça-Feira, 20 de Maio de 2025, 08h38
  • Uma ideia interessante, até pq o investimento seria menor do que muitas obras inuteis por ai. Um pipodromo se justificaria na interação entre crianças e adolescentes, entre os pais. Soltar pipa é cultural em diversas regiões e países.
    10
    5



  • pedro

    Terça-Feira, 20 de Maio de 2025, 07h54
  • Sacanagem a ideia deste vereador, tem que ser proibido de uma vez utilizar esta brincadeira entre aspas, linha de cerol, perigo para os humanos, animais, poluição aérea, fica todos enroscados nos fios de energia, fora a gritaria e invasão de residência atras destas pipas que caem, além de aglomeração na rua, com palavrões e ainda passando o fumo e outros, pessoas boa para trabalhar fica o dia inteiro soltando pipa, um bando de desocupados, menos né vereador, faz outro projeto e bota este povo para trabalhar gerar imposto e renda.
    6
    9



  • Vander

    Terça-Feira, 20 de Maio de 2025, 07h48
  • Esse povo de VG amam sofrer e depois ficam reclamando. Elegem cada merd..
    7
    5



  • Carol Shakti

    Terça-Feira, 20 de Maio de 2025, 01h49
  • O picódromo lotado ficou demais. Vários passaram o cerol!
    3
    1



  • Luis

    Segunda-Feira, 19 de Maio de 2025, 21h41
  • Aquele que quando menino não empinou uma pandoga ou papagaio ou pipa na Cuiabá antiga , esse não teve infância Eu não vejo problema na iniciativa Tem quem gosta de skate E ninguém fala nada E tem pista em todo lugar
    16
    7



  • Olho vivo

    Segunda-Feira, 19 de Maio de 2025, 21h40
  • Nesse evento havia varias pessoas num sol de rachar, que se fosse para trabalhar estariam reclamando. Estavam guerreando, portanto, estavam usando cerol...mulecada no meio e atravessando a via sem segurança alguma, quase atropei uma. A polícia devia coibir essa prática. Carol já causou várias vítimas.
    12
    7



  • Colobri

    Segunda-Feira, 19 de Maio de 2025, 18h39
  • Olha mentalidade dos vereadores a culpa disso são os rleitores
    16
    8











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet