Economia

Domingo, 23 de Dezembro de 2018, 16h05

BARULHO ENSURDECEDOR

Morador tenta "interditar" pista de boliche em prédio; TJ manda definir horários

Construtora chegou a realizar reparos, mas problema não foi resolvido

TARLEY CARVALHO

 

O Edifício Vilanova Artigas, situado no bairro Jardim Cuiabá, na Capital, conseguiu derrubar a liminar da Justiça e voltar a utilizar a pista de boliche instalada em seu território. O lazer havia sido suspenso por meio de liminar por, supostamente, causar transtornos e desconfortos, devido ao barulho e a vibração causada pelo impacto das bolas, ao morador F.D.M., autor da ação. A decisão é da Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça, do dia 28 de novembro.

Na decisão, os magistrados pontuaram que é preciso estabelecer horários e dias para o uso da pista de boliche, já que há conflito de interesses entre F.D.M. e os demais condôminos. “Se há controvérsia acerca dos ruídos oriundos do uso da pista de boliche por todos os condôminos, necessário que sua utilização seja limitada a horários e dias pré-estabelecidos de modo a atender tanto a coletividade beneficiária do referido lazer, como preservar o silêncio de morador que se diz prejudicado com a instalação do equipamento, ainda que em área denominada comum, até que a questão seja resolvida pelo mérito, na origem, o que se dará com a necessária realização de produção probatória”, determinou.

A pista de boliche causou desconforto nos moradores do condomínio desde sua instalação. Devido a diversas reclamações, em junho de 2017, o condomínio acionou a construtora do prédio, a Plaenge.

Entre junho e dezembro do ano passado, segundo o condomínio, a pista ficou sem uso, enquanto a construtora fazia estudos e obras de adaptações para isolamento do som causado pela pista de boliche.

Em dezembro, então, a construtora concluiu as obras e convocou um perito para analisar a situação e verificar se o barulho causado estava dentro do regido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas).

Dentro dos padrões, a empresa passou a estipular horário para funcionamento da pista, sendo o uso liberado apenas em dias da semana, entre as 13h e as 19h.

Comentários (8)

  • Fabio |  24/12/2018 10:10:42

    Sou morador desse prédio e já que começou a "sacanagem" vamos relembrar os PRÓS tambem ja que a quadra de tênis é uma das melhores e mais nova do MT e que os espaços de festa e reuniões estão entre os melhores que já vi e usei ( tem até piscina exclusiva)sendo superado somente por empreendimentos da própria construtora , piscina maravilhosa, churrasqueira na sacada top e localização fantástica !! BAITA EMPREENDIMENTO !!!

  • Adriano |  24/12/2018 04:04:12

    Não dá mais para acessar o Folhamax, essas propagandas tornam inoosssivel o acesso. TEm outros sites, Midianews, Okharditeto que não tem esses inconvenientes, não aguento mais ver o Mickey hora que entro aqui. Até nunca mais!!!

  • Ju versátil  |  24/12/2018 01:01:56

    Realmente, muita propaganda. Isso é chato.

  • Jorge |  23/12/2018 22:10:40

    Peraí....peralá....o FDM (iniciais do nome do morador, mas também pode ser Filho Da Mãe) não sabia da pistade boliche quando comprou o apartamento?????...Ele foi obrigado a comprar esse apartamento ou comprar no andar que mora?....Tá incomodado? Que se mude, meu chapa, venda o apartamento e compre uma chacara na beira do rio, que lá sim é bem silencioso

  • Triste porém realista  |  23/12/2018 22:10:04

    Alguém sabe dizer pq esse site é tão cheio de propaganda que fica até ruim pra comentar? Só anuncio tosco, Cruzes.

  • Empregada doméstica no prédio  |  23/12/2018 20:08:11

    Se esse morador recorrer instâncias superiores ele ganha. Absurdo boliche em prédio.ultimamente a plaenge tem deixado a desejar no que oferece. Neste mesmo prédio tem um buraco de no minimo 2 metros de altura na area de lazer... tenta conservar um defeito da construção desde entrega do prédio. Portaria já teve curto circuito. Porta da portaria de entrada vive um dia funcionando outro não!! E olha que é prédio de luxo.

  • Eliete Dr Fábio 2 |  23/12/2018 19:07:19

    Adoooro quando esses barracos de granfinos viram notícia. Me divirto as tanta por saber que esses rolo de vizinho não acontece só aqui no dr fabio hihihi

  • Frei João com Arroz |  23/12/2018 17:05:39

    Coitado desse vizinho com esse bando de vizinhos sacanas. O certo era acabar a pista de boliche ou, no mínimo isentar o morador prejudicado de pagar o condomínio. Quando um prédio tem várias plantas de apartamento, o proprietário paga seu condomínio de acordo com sua fração ideal, não? Então, sob o mesmo raciocínio, o morador prejudicado deve ser compensado pelo transtorno a ele causado.

Confira também: Veja Todas