Sexta-Feira, 31 de Dezembro de 2021, 08h44
BOLA FORA
Pecuaristas de MT boicotam banco após campanha de "dia sem carne"
Campanha do Bradesco gerou revolta e produtores até retiraram investimentos que possuíam no banco
WELINGTON SABINO
Da Redação
Pecuaristas de Mato Grosso, - que é um dos maiores produtores de carne do Brasil -, também insurgiram contra o Banco Bradesco por causa de um vídeo institucional com dicas para reduzir a emissão de gás carbono sendo que uma das sugestões era a redução no consumo de carne. Inclusive, a Estância Bahia Leilões, que atua na atividade leiloeira de gado no Estado há mais de 30 anos, divulgou uma nota de repúdio contra o banco.
A empresa foi além e deixou de ser cliente da instituição bancária. “Em respeito a pecuária brasileira e indignados com o ato de insanidade do Bradesco, que viola os nossos mais de 40 anos de relacionamento bancário, retiramos 100% de nossa movimentação financeira da instituição”, diz o comunicado assinado por Maurício Cardoso Tonhá, que além de ser dono da Estância Bahia é também um dos maiores produtores agropecuários do Brasil e já foi prefeito do município de Água Boa (709 km da Capital).
O vídeo do Bradesco foi publicado na semana passada, mas acabou retirado do ar, mediante a forte pressão de entidades e associações de produtores de proteína animal de todo o Brasil. Na peça publicitária, três mulheres apontam duas “atitudes simples” e uma extra que as pessoas podem tomar no dia a dia para reduzir o impacto do carbono. “A primeira é: reduzir o nosso consumo de carne e aderir a segunda sem carne. A criação de gado contribui para a emissão dos gases de efeito estufa. Então que tal a gente reduzir o nosso consumo de carne e escolher um prato vegetariano na segunda-feira?”, dizem as jovens participantes da campanha.
Uma das três dicas incluía utilizar um aplicativo do Bradesco que agora traz uma nova funcionalidade para o usuário calcular quando de carbono emite e conseguir compensar no próprio aplicativo.
O Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) também divulgou uma nota afirmando que os modelos de produção que utilizam pastagens produtivas para a criação de bovinos contribuem positivamente para o balanço de carbono, sequestrando como gasto desse gás que produção a pecuária emite.
“Dessa forma, podemos dizer seguramente que a pecuária brasileira já resolve seus problemas com carbono. Além disso, vale ressaltar, que nosso código florestal é exigente e foi construído a várias mãos, considerando órgãos de pesquisas nacionais e internacionais, terceiro setor, órgãos públicos e privados e amplamente discutido. A aplicação de nosso CF garante a preservação de mais de 60% do território brasileiro. Dessa maneira, não é aceitável associar a responsabilidade integral pela emissão de gases de efeito estufa com a pecuária brasileira, tão pouco faz sentido ou possui respaldo científico a sugestão de reduzir o consumo de carne bovina no Brasil”.
O Bradesco se posicionou numa carta aberta divulgada no dia 27 de dezembro assinada por quatro executivos do banco: Octávio de Lazari Junior, diretor-presidente, Cassiano Ricardo Scarpelli, vice-presidente executivo (alta renda), Eurico Ramos Fabri, vice-presidente executivo (varejo) e Marcelo de Araújo Noronha, vice-presidente executivo (atacado).
CONFIRA NOTA DO BRADESCO
CARTA ABERTA AO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Ao longo de seus quase 79 anos de história o Bradesco apoiou de forma plena o segmento do agronegócio brasileiro, estabelecendo parcerias sólidas e produtivas. Tal opção é baseada em sua crença indelével nesse segmento enquanto vetor de desenvolvimento social e econômico do país.
Contudo, nos últimos dias lamentavelmente vimos uma posição descabida de influenciadores digitais em relação ao consumo de carne bovina, associadas à nossa marca.
Importante dizer que tal posição não representa a visão desta casa em relação ao consumo da carne bovina.
Pelo contrário. O Bradesco acredita e promove direta e indiretamente a pecuária brasileira e por conseguinte o consumo de carne de origem animal.
Diante do ocorrido, medidas foram imediatamente tomadas incluindo a remoção do conteúdo de ambiente público, e, além disso, ações administrativas internas severas.
Dessa forma, reiteramos nossa lamenta pelo ocorrido e reforçamos mais uma vez nossa crença irrestrita na pecuária brasileira.
Joseh | 31/12/2021 21:09:35
Raimundo: segundo o dono da M3 (FRD) o ouro sai via BolÃvia e os impostos 0%. Disse na Cpi da sonegação.
Joseh | 31/12/2021 21:09:12
Philadelpho.
O meu no seu | 31/12/2021 19:07:40
Até pra fazer protesto esses burguêses Não larga o soberbamania faz um contra protesto doando uns quilos de carne no mesmos dia suas bestas gulosas, o protesto é para a sociedade refletir em proteger o planeta, coisas do Brasil sem rumo
Raimundo | 31/12/2021 12:12:34
Para o MT que arrecada mais de 100 reais por cabeça somente de Fethab, mais o ICMS da circulação da cadeia do boi, é uma péssima campanha. Lembrando que a arrecadação do MT depende da agropecuária, já que mineração, turismo fraco, e outras poucas coisas são irrisórios. É burrice achar que MT não depende dessa arrecadação.
Regina Nazaré | 31/12/2021 11:11:45
Kkkkk..amei a propaganda..não gosto de banqueiro mas gostei da propaganda. Estão certÃssimos. Achei redundância já que brasileiro não tá comendo carne mesmo com esses preços achacantes da carne...pra nós só sobrou roer os ossinhos...Que venham mais propagandas como estas..Bora comer frango e peixe.
Reis | 31/12/2021 10:10:23
Que se fodam essa elite, não são brasileiros, idolatram um fascista psicopata em detrimento do próprio povo brasileiro, e o mais grave, o povo gosta.
APOLINARIO GENTIL USKNOV | 31/12/2021 10:10:07
Se todas as classes formadoras do PIB brasileiro agissem dessa maneira, com certeza esses bancos sanguessugas e outras instituições pensariam duas vezes antes de sair regurgitando besteiras a mando de organismos internacionais com o único proposito de desestabilizar a nação brasileira. As associações de consumidores finais deveriam seguir esse exemplo e quando uma marca qualquer agir de má fé, é só boicotar e banir do consumo que a coisa endireita.
Joseh | 31/12/2021 09:09:57
Maurição Tonhá tem um peso nesse prejú de uns 5 bi ou mais.
Joseh | 31/12/2021 09:09:36
Tomou um Bello prejuÃzo e faz tempo que falo com meu gerente Bradesco ser comunista. Comunista com muito dinheiro é fácil. Tomou Bra de Bradesco.
Mauri | 31/12/2021 09:09:09
Ué... esses chifrudo vende a carne tudo pra China e tão revoltadinhos pq? Brasileiro já vive anos sem carne!
Luciano | 02/01/2022 20:08:30
Os esquerdopatas pensam que só eles podem fazer boicote e cancelamento? entendi!! Pimenta no olho dos outros é refresco. Aprendam que quem lacra não lucra. Quem tem dinheiro na mão é quem não tem preguiça de trabalhar e não esses aprendizes de socialistas que são sustentados pelos pais e ficam falando mal do capitalismo.
Claudio | 02/01/2022 09:09:50
Os extremistas bolsonaristas são muito idiotas, tem que tomar no "C" igual o presidentesinho fracassado, que não gosta de trabalhar. Eles dizem que irão boicotar, coitados quem já vem sendo boicotados a muito tempo, são eles próprios.????
Joseh | 02/01/2022 08:08:01
Haroldo: nem seu movimento anual no Bradesco cobre a retirada de 1 pecuarista, portanto Haroldo, foda-se.
ValquÃÂria | 02/01/2022 06:06:11
A carne tá tão barata que está tendo doação de ossos para familias carentes. Bando de sanguessugas do agro. Concentração de renda na mão deles. Pagam uma miséria de salário e nadam de braçada em incentivos fiscais. Parabéns Bradesco. Bora pra cima desse o Agro é Pop. O. Agro é Podre. Doem carne!!
haroldo | 01/01/2022 22:10:04
parabéns ao bradesco, vou abrir conta lá e vou falar para meus amigos fazer o mesmo. o bradesco provou ser responsavel com a questão ambiental e os pecuaristas tem que falar menos e aceitar que tem que recuperar o passivo ambiental que geraram quando derrubaram milhões de hectares para plantar capim, e são os responsáveis pela maior quantidade de emissão de gases de efeito estufa. esse tonhão tem que assumir os danos ambientais dessa atividade predatória e ter responsabilidade ambiental com redução de emissões. parabéns ao bradesco, ganhou a simpatia do povo matogrossense e brasileiro. os pecuaristas tem que pagar a conta da devastação ambiental que provocaram.
Valdecir Simão | 01/01/2022 11:11:51
Tá enchendo demais esses mimimi
Erasmo morta macedo | 01/01/2022 08:08:30
Pois é a grande locomotiva desse paÃs chama se agro negócio !!!!!!! E vem essa merda de banco querer lacrar cuidado olha onde foi parar a Globo por ter deixado infruenciar por seus diretores aviadalhados com seus ideais que destroem nossa base familiar e religiosa e nossos custumes vindo a inventar modinha como veganismo que não produz nada e nem nos traz nada de bom e olha onde ela chegou no fundo do posso. Então reveja sua diretoria pois o mesmo banco tem sua base formada encima do agro e vem esses viados com essas manias vai nessa Bradesco para vcs verem onde vcs vão parar
José Paulo Ramos | 01/01/2022 00:12:43
BOICOTE. Ferramenta pouco usada no Brasil mas com força descomunal. Parabéns quem usou neste caso.
STJ enquadra TJ e manda "barões" pagarem multa social por desmate em MT
Quinta-Feira, 17.07.2025 20h59
Empresários do agronegócio visitam obra
Quinta-Feira, 17.07.2025 20h09
Prefeita recebe Marfrig e debate desenvolvimento
Quinta-Feira, 17.07.2025 18h47
Sefaz orienta contribuintes sobre notificações via DTe
Quinta-Feira, 17.07.2025 16h32
Cuiabá terá novos voos para Sorriso e DF
Quinta-Feira, 17.07.2025 15h43