Quinta-Feira, 13 de Março de 2014, 18h54
Projeto de piscicultura do Araguaia vai atender famílias da Suiá-Missú
Da Redação
Em visita ao município de Alto Boa Vista, as equipes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), estiveram conversando com o prefeito Leuzipe Domingues Gonçalves e demais lideranças a fim de estabelecerem parcerias para reativar a Escola Agrícola e atender ao projeto Casulo.
Segundo o prefeito Leuzipe, o projeto Casulo conta com uma área de um hectare e atende 97 famílias, que foram despejadas da reserva Suiá-missú, há pouco mais de um ano e as quais necessitam de apoio para o cultivo, pecuária, tanto para consumo próprio quanto para o aumento da renda familiar, além de saneamento básico (água e luz). “Em decorrência da escassez de recursos financeiros do município, a busca de parcerias torna-se imprescindível, pois são muitas famílias que passam extremas dificuldades”, destacou o prefeito.
O secretário da Sedraf, Luiz Carlos Alécio, fez uma proposta a um dos representantes da Associação dos Trabalhadores Rurais P.A. Mãe Maria, núcleo Imbui e vizinhos (a ITOG), que conta com 185 associados e já possui projeto aprovado junto à Fundação Banco do Brasil. “Nós vamos lançar o Projeto Pirarucu do Araguaia e estamos mesmo precisando trabalhar as matrizes do pirarucu, e a Piscicultura Itog já possui um laboratório de alevinos, é só assim unindo forças, que vamos mudar a realidade caótica que se encontra o município pós a desintrusão da Suiá-missú”, destacou o secretário.
A Itog existe desde a década de 80 na região, está sob o comando da prefeitura de Alto Boa Vista, porém com a jurisdição de São Félix do Araguaia. “Nós, há anos, encontramos muitas dificuldades e acredito que com esse apoio do Governo do Estado muita coisa vai melhorar”, afirmou Edimar Gomes de Oliveira (o Edinho do peixe).
Outra providência foi disponibilizar à Empaer um funcionário contratado da Sedraf, o biológo Francisco de Assis Ribeiro Souza, que é especialista em piscicultura e aquicultura com foco no pirarucu, para ficar como responsável técnico pela execução do projeto na região.
Dia das Mães deve movimentar R$ 395 milhões no comércio de MT
Sábado, 10.05.2025 15h23
Governo fortalece pequenos agricultores
Sábado, 10.05.2025 15h08
Juiz prorroga blindagem de empresa de ônibus alvo de operação em MT
Sábado, 10.05.2025 13h15
Circuito Aprosoja encerra primeira semana na região Sul
Sábado, 10.05.2025 11h30
Velha guarda bancária ataca Vorcaro, enquanto Justiça e mercado aceleram sua ascensão
Sábado, 10.05.2025 10h56