Sexta-Feira, 10 de Agosto de 2018, 17h07
Seminário discute os desafios do compliance nas pequenas empresas
Da Redação
Diante de consumidores mais ativos no combate à corrupção, o mundo pede relações comerciais mais éticas. Acordos internacionais, nacionais e a legislação têm exigido relações comerciais mais íntegras. E para discutir os avanços do compliance nos pequenos negócios, o Sebrae participa do Seminário “5 Anos da Lei Anticorrupção”, com palestra do superintendente José Guilherme Barbosa Ribeiro, nesta sexta-feira, 10 de agosto, às 16h, no auditório da OAB-MT, em Cuiabá.
O evento, promovido pela Ordem dos Advogados, reúne especialistas no assunto entre advogados, empresários e órgãos de fiscalização e controle. A programação do evento começou na quinta-feira (9), com a palestra “Lei Anticorrupção e a análise econômica da punição”, apresentada pelo juiz federal, doutor em Direito pela UFRJ e Harvard Law School e vice-presidente da Associação Brasileira de Direito e Economia, Erik Navarro Wolkart.
Na sexta-feira (10), os painéis e debates com especialistas se iniciam às 8h. O superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, falará sobre o “Compliance para pequenos negócios: uma realidade viável e necessária”, no painel marcado para às 16h.
“Quanto mais informação o empresário tiver, maior é a chance de a empresa trabalhar corretamente. O empresário que combate fraudes e realiza bons controles internos, abre novas oportunidades de negócios com clientes públicos e privados. E o Sebrae compreende a importância do conhecimento para a mudança da cultura de gestão gerando boas práticas nas empresas”, avalia o superintendente do Sebrae MT.
Do total de empreendimentos no Brasil, 98,5% são de micro e pequenas empresas, responsáveis por gerar 52% dos empregos formais e pagar 40% dos salários do país. São 12,4 milhões de pequenos negócios formais, e que respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Signatário do Pacto Global, o Sebrae Mato Grosso trabalha comprometido com a Agenda 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Há mais de 10 anos, desenvolve ações e eventos para a valorização das oportunidades de negócios entre o poder público e as micro e pequenas empresas. E um dos eixos difundidos é a cultura da ética e do compliance nas relações.
Realizado desde 2008, na capital e em todas as regiões do Estado, o Fomenta MT impactou direta e indiretamente mais de 20 mil pessoas, entre agentes públicos, empresários e formadores de opinião, por meio de palestras, capacitações e encontro de negócio.
Outra iniciativa de destaque foi o Ser Empresa, uma parceria entre o Sebrae/MT, a CGU, o TCU e o Governo de Mato Grosso para realização de seminários com objetivo de estimular a prática do Compliance junto aos empresários e gestores públicos.
No compromisso com as boas práticas de gestão e de compliance foram capacitados, em 6 anos, empresas prestadoras de serviços detentoras de 81 contratos continuados junto ao Sebrae MT.
Já o Programa de Integridade desenvolvido pelo Sebrae trabalha as medidas de integridade que constam no Decreto 8.420/2015. A portaria 2.279/2015 orienta os mecanismos de integridade para serem adotadas pelas empresas de pequeno porte e microempresas. São normas mais simples se comparadas às destinadas às grandes empresas, que podem demonstrar integridade na condução das atividades, conforme exigências da Lei Anticorrupção.
Justiça evita grupo perder fazenda por dívida de R$ 33 milhões em MT
Terça-Feira, 22.07.2025 22h50
Cooperativa "recupera" Corolla apreendido pela PC em Cuiabá
Terça-Feira, 22.07.2025 22h39
TJ mantém penhora de 7 imóveis de ex-presidente da AL por dívida em MT
Terça-Feira, 22.07.2025 21h04
Ação contra multa ambiental aplicada pelo Estado será julgada em 1ª instância
Terça-Feira, 22.07.2025 18h10
Sine Municipal tem 20 vagas para motoristas
Terça-Feira, 22.07.2025 15h13