Desde 2019 a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Confresa é beneficiada pela bebida de soja fornecida pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), através do Programa Agrosolidário. Rica em proteínas, a bebida é aliada para o desenvolvimento nutricional dos assistidos.
Atualmente, a instituição atende cerca de 70 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, com deficiência intelectual e múltipla. Conforme a diretora da APAE de Confresa, Maria Conceição Carlos do Nascimento, a parceria com a entidade é fundamental para os alunos. “Sem palavras para dizer sobre a Aprosoja MT, que tem feito a diferença na vida dos nossos atendidos aqui. O produto de soja é utilizado como aliado a alimentação. Rico na proteína que tem, só vem a somar com os nossos atendidos, para o desenvolvimento deles, alimentar e suplementar, vem mesmo para nos ajudar, para manter esse equilíbrio que nossos atendidos precisam”, destaca.
O suplemento de soja é inserido de diferentes maneiras na merenda escolar, seja através do preparo de vitaminas com frutas, batido com água ou leite, e bolos. Para Wanderson dos Santos Ribeiro, de 34 anos, autodefensor da APAE de Confresa e do 7º Conselho do Baixo Araguaia, as parcerias e as pessoas envolvidas em seu processo de desenvolvimento tornam tudo ainda mais especial. “Deus é tão bom na minha vida, que colocou pessoas especiais nela e hoje eu tenho o prazer de ser aluno aqui da APAE de Confresa. O Agrosolidário, é fundamental na nossa vida. Por quê? Essa bebida, a gente consome ela quase todo dia, todos os dias está aqui para a nossa alimentação. Tem dia que a tia faz bolo, faz vitamina e a gente toma. Imagina que você acrescenta a banana, a vitamina fica mais gostosa. Todos são bons, mas a minha preferida é a de banana. E, são parcerias como do Agrosolidário, da Aprosoja MT, que mudam a nossa vida”, conta.
Segundo a fisioterapeuta Andrelice Rodrigues Barros, a suplementação também contribui para o fortalecimento físico dos alunos, para que eles estejam bem dispostos a participarem das atividades. “A bebida de soja é um alimento nutritivo e realmente muito gostoso, que os meninos amam. Então, dá uma boa qualidade de vida para os meninos, eles ganham em questão de humanidade e também contribui para o ganho de peso”, enfatiza.
Desempenhando um trabalho integrado para habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência, os profissionais da APAE de Confresa buscam proporcionar mais qualidade de vida e oportunidades aos assistidos. “Infelizmente, a inclusão ainda é falha no nosso Brasil. Então, a gente vem preparando-os para o dia a dia, para que eles estejam a cada dia mais preparados para a sociedade lá fora e são essas parcerias que nos movem, que nos deixam cada vez mais fortalecidos para o dia a dia, para encarar a sociedade, atender os nossos atendidos de forma digna e humana que eles tanto precisam”, acrescenta a diretora da instituição.
Através do programa Agrosolidário, a Aprosoja Mato Grosso mostra como ações conjuntas entre o setor produtivo e instituições sociais transformam vidas. Ao incluir a bebida de soja na alimentação escolar, a iniciativa vai além da nutrição, ela fortalece o aprendizado e promove mais qualidade de vida para os atendidos da APAE de Confresa.