Sábado, 09 de Agosto de 2025, 12h46
MERCADO AQUECIDO
Setor de cervejarias cresce e se expande ao interior de MT
JOÃO FREITAS
Gazeta Digital
Mato Grosso se consolida como polo emergente no setor cervejeiro e já concentra 935 empregos diretos em fábricas, conforme dados do Anuário da Cerveja 2025, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta semana.
Atualmente, são 30 empresas registradas - um salto de 20% no comparativo com o ano anterior - espalhadas por 16 municípios do estado, o que indica a interiorização da produção e a diversificação do mercado. Em todo o Brasil, são 1.949 companhias especializadas na produção da bebida de origem alemã.
No contexto regional, Mato Grosso representa quase um terço das 99 cervejarias localizadas na região Centro-Oeste. Outro dado relevante é a densidade cervejeira: são 127.880 habitantes por cervejaria, o que coloca o estado na 8ª posição no ranking nacional dos mais bem-servidos nesse quesito. A produção local também demonstra diversidade. Mato Grosso já contabiliza 315 produtos cervejeiros registrados, incluindo diferentes estilos e receitas que refletem o potencial criativo dos produtores.
Esse movimento de inovação, além de elevar a competitividade das cervejarias, impulsiona o mercado nacional e local ao ampliar a oferta de produtos com valor agregado, bem como essenciais para manter a resiliência durante crises recentes. A introdução de rótulos artesanais, limitadas edições e bebidas sazonais atrai nichos de consumidores exigentes e estimula a formalização do setor.
Além dos postos diretos, a cadeia cervejeira movimenta toda uma estrutura de empregos indiretos, desde fornecedores de insumos e equipamentos até distribuidores, bares, restaurantes, consultorias e atividades relacionadas à educação cervejeira. Trata-se de uma engrenagem cada vez mais relevante, pois a cada vaga criada em uma cervejaria, outros 34 postos de trabalho se abrem ao longo da cadeia produtiva - da agricultura à distribuição, diz o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), Márcio Maciel.
Produção artesanal em alta
O avanço está fortemente ligado ao crescimento das cervejarias artesanais no estado. De acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), o número de negócios deste nicho em Mato Grosso cresceu 1.566% nos últimos 11 anos. O dado revela o salto expressivo do setor, que tem atraído empreendedores, movimentado o turismo gastronômico e fidelizado um público cada vez mais interessado em novidades.
O estudo ainda mostra que mais da metade dos consumidores locais esperam encontrar cervejas artesanais e coquetéis inovadores em bares e restaurantes - que demonstra uma mudança no padrão de consumo fora do lar.
Aldeias indígenas avançam em pequenas produções
Sábado, 09.08.2025 19h22
Seminário mostra benefícios da cultura no Estado
Sábado, 09.08.2025 07h25
Sebrae-MT destaca sustentabilidade como caminho
Sábado, 09.08.2025 05h52
Parceria reduz sonegação no Estado
Sábado, 09.08.2025 04h29
Cesta básica volta a registrar aumento de preço em Cuiabá
Sábado, 09.08.2025 00h19