Durante a abertura do Green Summit 2025, em Lucas do Rio Verde, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) enfatizou a importância do desenvolvimento sustentável para impulsionar o crescimento dos pequenos negócios. Com entrada gratuita e sendo realizado pela primeira vez em Mato Grosso, o evento segue até sábado (9) e tem como foco debates sobre inovação, sustentabilidade, agronegócio e energias renováveis.
Realizado pela Green Future Hub e com apoio do Sebrae/MT e da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, a programação conta com mais de 20 palestras técnicas, muitas delas de alcance nacional. Entre os palestrantes estão Murilo Gun, especialista em criatividade, o empresário Caito Maia, fundador da marca Chilli Beans, e o ex-diretor global da Ambev, Bruno Stefani. No sábado (09), o biólogo e apresentador de TV Richard Rasmussen encerra o evento com uma palestra sobre sustentabilidade.
Para o gerente regional do Sebrae/MT, Volmir Contreira, o evento representa uma oportunidade concreta de fomentar ideias, conexões e atitudes que impactam positivamente não apenas a economia, mas também a sociedade como um todo.
“Lucas do Rio Verde tem se consolidado como um polo de inovação e consciência ambiental, e o Sebrae/MT tem muito orgulho de fazer parte dessa construção. Apoiar eventos como o Green Summit é reforçar o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a geração de oportunidades e a valorização dos pequenos negócios”, destacou Volmir.
Mais de 600 pessoas devem participar diariamente do evento, entre estudantes, empreendedores, líderes empresariais e representantes de startups. A analista técnica do Sebrae/MT, Laís Campos, representa o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), que conta com um estande próprio. Ela também ministrará a palestra “Sustentabilidade nos pequenos negócios”.
“A sustentabilidade nos pequenos negócios não é mais uma tendência, é uma necessidade. Hoje, os empreendedores que pensam no impacto social e ambiental de suas atividades estão saindo na frente. O Sebrae/MT, por meio do Centro de Sustentabilidade, oferece ferramentas práticas para transformar ideias sustentáveis em vantagem competitiva”, explica Laís.
Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, o protagonismo dos pequenos negócios na construção de um futuro mais sustentável está diretamente ligado à inovação e ao apoio de ações como essas.
“O Green Summit é uma oportunidade única para mostrar que inovação e sustentabilidade caminham juntas, especialmente quando falamos de pequenos negócios. O Sebrae/MT está aqui para fortalecer esse movimento, oferecendo conhecimento, tecnologia e soluções que ajudam o empreendedor a crescer de forma responsável e competitiva”, disse Lucas.