Entrelinhas

Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024, 11h33

PL de Botelho institui Dia da Bíblia em MT

Da Redação

 

Mato Grosso deve instituir o Dia da Bíblia a ser comemorado, anualmente, no segundo domingo de dezembro. O Projeto de Lei 1220/2024, foi apresentado na sessão ordinária, desta quarta-feira (19), pelo deputado Eduardo Botelho, que é evangélico e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT. Após aprovação, a nova lei passará a constar no calendário oficial de eventos do Estado.

“Levando em consideração o atual momento em que se encontra, não só o nosso país, como o mundo, a Bíblia tem suma importância para nos guiar para um futuro melhor. Por isso, defendemos como fundamental este projeto”, avalia o deputado.

Na justificativa do projeto, Botelho destaca a história que registra a criação do Dia da Bíblia, em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI, para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. 

No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e Estados Unidos os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública ocorreu com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo. A data foi reconhecida pela Lei Federal 10.335/2001, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia no Brasil.

“Ter um dia no calendário oficial do Estado de Mato Grosso para exaltar a Palavra de Deus, assim como no Brasil e no mundo, é a concretização de uma grande obra”, destaca Nilse Berlatto, presidente do diretório da SBB em Mato Grosso.

Sobre a importância da proposta, Nilse traz à memória a história de Mary Jones, que viveu no século XIX, no país de Gales. Aos nove anos de idade sonhava em adquirir um exemplar da Bíblia Sagrada, para isso trabalhou durante seis anos para juntar a quantia suficiente e caminhou por 40 km para adquirir um exemplar.

Esforço que não passou desapercebido, relata Nilse. Vendo sua atitude, alguns cristãos se reuniram e criaram, em 1804, a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira. Com a grandiosidade do projeto, em 1946, foram criadas as Sociedades Bíblicas Unidas, entre elas, a Sociedade Bíblica do Brasil, com a missão de promover a maior distribuição de Bíblias, numa linguagem e preço acessível.

“Hoje, verificar que um parlamentar se preocupa em criar um projeto de lei exaltando a Palavra de Deus, é acalentador. É testemunhar o que de melhor temos nesta terra. É dar honra a quem tem honra. É inculcar nas mentes e nos corações dos cristãos que a Bíblia precisa ser lembrada e exaltada em todo tempo”, afirma Nilse Berlatto.

Comentários (9)

  • José Oliveira  |  21/06/2024 08:08:43

    Ele quer posar pra torcida....isso é coisa de quem não tem o que fazer,veu se fosse deputado teria vergonha, sera que ele nao tem uma pauta mais interessante pra propor?

  • colibri |  21/06/2024 05:05:14

    Esses bostas de legisladores so sabe criar dia do saci, dia consciência negra, agora dia da biblia, tudo isso para agradar idiotas e ganharem voto deles pois em eleição este ano. Eleitores caiam na real o estado e laico. Term coisa melhor para fazer ao inves de criar data para comemorar alguma coisa, dar cidadania para ministro do STF tudo isso e puxa-saquismo e demonstra a qualidade dos nossos políticos sem iniciativa nehuma.

  • At |  21/06/2024 04:04:45

    UMA ALMT QUE AJUDA A DAR CALOTE NA RGA DOS SERVIDORES DO EXECUTIVO, QUE AJUDA A SAQUEAR 14 % DO SALÃRIO DOS APOSENTADOS QUE AJUDA A RASGAR A LEI 510/2013 E APROVA UMA POLÃTICA DE BÔNUS PARA PEOFESSORES DA ATIVA COM O OBJETIVO DE PREJUDICAR MILHARES DE PROFESSORES APOSENTADOS INSTITUIR O DIA DA BÃBLIA???? SE JESUS VOLTASSE E ENTRASSE NA ALMT IRIA DAR CHICOTADAS E AÇOITAR TODOS ESSES VENDILHÕES.... O QUE FAZ UM CIDADÃO PRA GANHAR ALGUNS VOTOS... MAS A VERDADEIRA SURRA NO LOMBO DESSE CIDADÃO SERà NAS URNAS. MEDÃOCRE, HIPÓCRITA, PATÉTICO... QUALQUER UM MENOS O OFFICE BOY DO DITADOR...

  • Botelho Pinto Ateu |  20/06/2024 20:08:48

    O Estado, segundo a CEF/88, é laico. Ai vem um "bosta de legislador" como esse tal Botelho propor dia da Bíblia, esquecendo-se que existe várias outras religiões e vários outros livros sagrados, tais como : o Torá, o Al Corão, o Sunnah, o Tripitakas, o Vedas. . . Mais medíocre que esse deputado, só o tal de "Cattani, cata cavaco".

  • Maria Ribeiro |  20/06/2024 15:03:42

    o Estado é LAICO!!!! sua assessoria jurídica não te lembrou disso não?? O ESTADO É LAICO!!!!!!!!!!!!!

  • Ester |  20/06/2024 15:03:42

    Isso aí é propaganda politica pra ele, para ganhar voto de cristão, CERTEZA ABSOLUTA. Deveria era ter vergonha em mencionar a Bíblia Sagrada logo após não repudiar a fala do Lule sobre chamar bebes de monstro. VERGONHAR DIZER-SE QUE É EVANGÉLICO SE NÃO VIVE O EVANGELHO.

  • Eloi Wanderley  |  20/06/2024 15:03:25

    A Bíblia é universal, serve de guia para todos. Católicos, evangélicos e outros. Se comemora tantas parcerias neste país, então, vamos comemorar o fia da bíblia que é universal.

  • Mauricio |  20/06/2024 15:03:06

    Nada a ver. Isso não é trabalho da AL, que já faz pouco o seu trabalho, que aliás é pouco mesmo, pois o resto é só farofada. A Igreja Católica comemora o mês da Bíblia. Agora me fala, que sentido tem esse projeto? Sem noção total. Isso é função das igrejas cristãs, das mais variadas doutrinas.

  • Paula |  20/06/2024 13:01:10

    É piada???

Confira também: Veja Todas