Entrelinhas

Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 09h51

SELETIVO DO IFMT

TV Assembleia transmite aulas preparatórias

Da Redação

 

A TV Assembleia (canais 30.1 em Cuiabá/VG e 9.2 no interior) deu início, no último sábado (2), à transmissão das aulas do programa Partiu IF, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O programa vai ao ar todos os sábados e domingos, às 14 horas, e tem como finalidade preparar alunos do 9º ano da rede pública para o processo seletivo dos cursos técnicos integrados do IFMT, por meio de videoaulas gratuitas.

O Partiu IF integra uma política nacional voltada ao enfrentamento das desigualdades étnico-raciais na educação, por meio da oferta de aulas e atividades voltadas para a recuperação das aprendizagens de estudantes do 9˚ ano que tenham cursado todo o ensino fundamental em escola pública, negros, quilombolas, indígenas ou que tenham deficiência e renda familiar per capita de até um salário mínimo.

As aulas abrangem três disciplinas fundamentais para o ingresso na instituição e serão ministradas pelos professores Fabiane de Mesquita Batista e Alex Caetano Pimenta (Ciências Biológicas), Cleusa Albilia de Almeida e Ingrid Bomfim Cerqueira (Língua Portuguesa); e Jackson Pereira Junior e Jefferson Bento de Moura (Matemática). O superintendente da TVAL, Jaime Neto, afirma que a parceria com o IFMT é mais um bom exemplo do papel de uma emissora pública, que tem como missão ofertar conteúdo informativo, educativo e cultural de qualidade à população.

“Atualmente, a TVAL está presente em Cuiabá, Várzea Grande e mais 45 municípios no interior. A transmissão das aulas pela TV aberta facilita o acesso pelos estudantes, que muitas vezes não têm acesso a uma internet de qualidade”, ressalta. Alexandre Torrezam, chefe do departamento de Comunicação do IFMT, conta que a ideia da parceria com a TV Assembleia surgiu a partir da percepção de que o programa poderia ir além da sala de aula e alcançar ainda mais pessoas.

“Embora a iniciativa do governo federal, por meio do IFMT, com o Partiu IF, ofereça um número expressivo de vagas no processo seletivo, sabemos que nem todos os interessados conseguirão ingressar. Por isso, levar as aulas preparatórias para a TV aberta foi entendido como um passo importante para ampliar o acesso ao conteúdo educacional, especialmente em regiões com dificuldade de acesso a outros meios. A proposta fortalece o compromisso do IFMT com a democratização do conhecimento e a inclusão de jovens de diferentes realidades a uma educação de qualidade”, diz.

A escolha pela TV Assembleia, segundo ele, “aconteceu de forma natural”. “Desde o início, o projeto foi pensado com foco na educação pública e no interesse coletivo, e a TVAL representa esse compromisso. Mais do que o alcance geográfico, pesou o fato de a emissora estar alinhada com os valores da comunicação pública e da educação acessível. Foi a parceira ideal para esse objetivo”, explica.

Torrezam destaca ainda o alcance da TVAL, o que, segundo ele, potencializa a capilaridade da ação. “O IFMT, por sua vez, está presente em 19 municípios, com 20 campi, ofertando cursos técnicos integrados ao ensino médio - justamente o público-alvo do Partiu IF. Com essa parceria, conseguimos atingir não apenas os municípios onde o IFMT está presente, mas também comunidades vizinhas, muitas vezes desassistidas”, conclui.

Após a transmissão pela TVAL, as aulas do Partiu IF ficarão disponíveis no canal do IFMT no YouTube. Democratização de conteúdo - Desde a sua fundação, a TVAL firmou diversas parcerias institucionais, dando visibilidade a conteúdos produzidos por órgãos e entidades públicas dos poderes Executivo, Judiciário e de outras esferas do Legislativo, como é o caso de câmaras municipais. 

Nos últimos anos, no entanto, essas cooperações foram ampliadas. Em 2020 e 2021, a TVAL uniu esforços com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e permitiu que estudantes da rede estadual assistissem às aulas preparatórias para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) durante a pandemia da Covid-19. “Nós começamos as transmissões em maio de 2020, devido à pandemia e o fim das aulas presenciais. Durante todo o ano, fizemos essas transmissões com as aulas do Pré-Enem e no final nós inovamos, fazendo várias aulas no teatro Zulmira Canavarros ao vivo, aos sábados”, lembra Jaime.

No mesmo período, a TVAL também foi fundamental na divulgação do processo eleitoral. Parceria celebrada com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) possibilitou que a emissora pública transmitisse ao vivo a apuração dos votos, que não pôde ser acompanhada presencialmente devido à restrição de circulação de pessoas.

Confira também: Veja Todas