A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizará, nesta quarta-feira (6), às 10h, uma sessão solene em comemoração aos 190 anos de sua instalação, celebrando quase dois séculos de atuação parlamentar e contribuição para a democracia e o desenvolvimento do estado. O evento será realizado no Plenário das Deliberações e contará com a presença de autoridades, ex-deputados, familiares de parlamentares já falecidos e convidados especiais.
A solenidade será marcada por um concerto sinfônico da Orquestra da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sob a regência do maestro Oliver Yatsugafu. Segundo a superintendente de Cerimonial, Olga Lustosa, a celebração foi planejada por uma comissão criada para resgatar e destacar a importância histórica do Parlamento mato-grossense desde sua fundação, em 3 de julho de 1835.
“Foi avaliado o perfil dos parlamentares que passaram pelo Parlamento. A Casa sempre foi múltipla, com representantes de diferentes áreas e pensamentos”, ressaltou Lustosa. Um dos nomes lembrados com destaque é o de Lenine de Campos Póvoas, intelectual e membro da Academia Mato-grossense de Letras, que atuou como deputado estadual nos anos 1947 até 1955 e foi responsável pela criação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Seu legado será homenageado durante a solenidade, representado por seu neto, Lenine Póvoas de Abreu.
As homenagens buscam valorizar a diversidade de trajetórias e contribuições de todos os parlamentares ao longo dos 190 anos de história da ALMT. “É muito difícil alguém passar pela Casa e não deixar sua marca. Todos vêm carregados de sonhos e projetos para transformar a vida da população”, destacou Lustosa.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) também foi convidada para o evento. O deputado Júnior Mochi (MDB), que está em seu quarto mandato, confirmou presença, representando o estado vizinho. No entanto, nenhum parlamentar que atuou no período anterior à divisão dos estados, em 1977, estará presente.
A cerimônia reforça o papel fundamental da ALMT na construção do estado e presta reconhecimento aos homens e mulheres que, com sua atuação política e profissional, ajudaram a escrever a história do Parlamento e de Mato Grosso.