Segunda-Feira, 15 de Setembro de 2014, 15h01
Seleção mato-grossense de Karatê Tradicional faz treinos decisivos para campeonato brasileiro
Da Redação
Jovens atletas de diversas academias de Karatê de Mato Grosso se preparam para um grande desafio: o Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional que será realizado entre os dias 26 e 28 de setembro em Brasília. Nos últimos dois meses o ritmo de treinos foi intensificado.
Werônika Garcia está vivendo diariamente a preparação para o Brasileiro. Ela não vai competir, mas os três filhos dela já foram selecionados para representar Mato Grosso no campeonato. As gêmeas Ana Beatriz e Ana Paula, de 11 anos de idade e Vinícius, de apenas 6, estão confiantes para a competição.
A mãe ressaltou que vencendo ou não, os filhos já são o orgulho da família. “Nossa expectativa é grande. Eles se doaram, aprenderam bastante e estão preparados. O grupo está unido e pronto para fazer o melhor.”
A técnica da Seleção de Mato Grosso, Sensei Arlene Benedita Marques do Amarante disse que treinar essa equipe tem sido um grande desafio. “Nos tempos atuais o Karatê tem muita concorrência. Por ser uma arte marcial que exige disciplina e determinação, o Karatê necessita de muita dedicação. A equipe mato-grossense está treinando bastante e eu acredito que vamos conseguir ótimos resultados.”
De acordo com o presidente da Federação de Karatê-Dô Tradicional de Mato Grosso (FKTMT), o Sensei Vladimir Zanca, essa é uma equipe de renovação, pois a maioria está estreando nesse tipo de competição. “Esses jovens atletas estão vivendo um momento de superação proporcionado pelo treinamento constante”, disse Zanca.
O Sensei José Humberto de Souza explicou que o Karatê-Do Tradicional de Mato Grosso é referência nacional há mais de duas décadas. Para que os jovens atletas tenham sucesso, os alunos devem seguir o exemplo de seus professores. “Todos os atletas que irão para o Campeonato Brasileiro tem a melhor referência, por isso são atletas de altíssimo nível.”
Segundo a orientação da FKTMT, os novos talentos do Karatê em Mato Grosso estão treinando para o Brasileiro sem deixar de lado o trabalho realizado em suas academias. “Além de treinar para a Seleção Mato-grossense, eles continuam o treinamento normal em suas academias. Optamos por esse formato para não tirar a autonomia dos professores”, contou Zanca, tricampeão mundial e atual técnico da Seleção Brasileira.
Jovens e adultos fazem exame de faixa
Cerca de 50 atletas de diversas idades fizeram exame de faixa na manhã de domingo, 14 de setembro, em Várzea Grande. O evento foi realizado pela Federação de Karatê-Dô Tradicional de Mato Grosso (FKTMT).
Fernando José Lira acompanhou o filho João Ferreira Lira Neto, de 7 anos, durante o exame para a faixa amarela. Ficou orgulhoso de ver o filho conseguir a primeira graduação no Karatê. “A iniciativa de procurar essa arte marcial foi dele. Eu gostei da ideia porque ele pode aliar a parte física com a disciplinar.”
O Sensei Jean Lucas Teixeira de Carvalho, um dos examinadores, explicou que existem critérios para o praticante de Karatê conseguir aumentar a graduação, representada pelas cores das faixas na cintura.
Ele contou que a participação no exame não garante o aumento da graduação. Entretanto, o exame visa avaliar a evolução que o aluno já adquiriu durante os treinos. “O exame serve para outorgar para o aluno o direito de usar a faixa, porque quando o professor o traz para o exame, ele já está no nível da graduação pretendida”, disse o Sensei Jean ressaltando que o exame também é um momento de aprendizado para aluno e avaliador.
O exame ocorreu na quadra poliesportiva do Colégio Evolução, em Várzea Grande. Ao lado dos graduandos treinava a Seleção Mato-grossense. Foi um momento de encontro entre veteranos, novos talentos e iniciantes do Karatê Tradicional.
Cuiabá e empresário encerram disputa judicial
Quinta-Feira, 17.07.2025 16h33
Seleções de sete municípios são campeãs
Quinta-Feira, 17.07.2025 15h50
Equipe de vôlei de Cuiabá vence etapa estadual dos jogos escolares
Quinta-Feira, 17.07.2025 14h28
Atletas de MT disputam o torneio principal
Quarta-Feira, 16.07.2025 16h30
Evento do Judiciário mobiliza Rondonópolis em prol da solidariedade
Quarta-Feira, 16.07.2025 16h11