Domingo, 11 de Maio de 2025, 00h15
DESESPERO
Bolsonaro cria aliança entre golpistas e ladrões para atacar STF
Conclave do capeta consagrou uma aliança poderosíssima
CELSO ROCHA DE BARROS
Folha de S. Paulo
Enquanto os católicos esperavam que o Espírito Santo se manifestasse em Roma, no Congresso Brasileiro Jair e a ladroagem do Congresso desenhavam seus pentagramas para fugir da cadeia e trazer o golpe de volta do inferno. Foi o conclave do capeta.
Na última quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou uma sacanagem para interromper a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), acusado (e obviamente culpado) no inquérito do golpe. O plano era aproveitar para interromper o julgamento dos outros réus no mesmo inquérito, como Bolsonaro e Braga Netto.
A manobra Ramagem serviu para provar que nada naquele papo de anistia era sobre a Débora do batom, sobre o pipoqueiro, sobre o sorveteiro. Assim que começou a conversa de anistiar só as Déboras da vida, os líderes do golpe bolaram a manobra Ramagem. Ela salva os líderes do golpe, mas não faz nada por Débora, pelo pipoqueiro ou pelo sorveteiro.
Dois dias depois, o STF decidiu o óbvio: a suspensão só vale para os crimes que Ramagem cometeu depois de se tornar deputado. E só vale para Ramagem. O inquérito do golpe não vai parar, mas o escândalo é o seguinte: a manobra Ramagem foi aprovada pela totalidade da direita brasileira e pela ampla maioria dos deputados. Essa gente toda topou continuar tensionando as instituições democráticas em nome dos piores interesses.
Além das organizações extremistas "Partido Liberal" (91%) e "Partido Novo" (100%), 89% dos deputados do PP, 83% dos deputados do União Brasil, 90% do Republicanos, 72% do MDB e 57% do PSD votaram a favor da manobra Ramagem.
O conclave do capeta consagrou uma aliança poderosíssima: a federação entre os direitistas que temem o STF porque tentaram golpe de Estado, os direitistas que temem o STF porque roubaram dinheiro público e a facção majoritária dos direitistas que temem o STF porque tentaram golpe de Estado e porque roubaram dinheiro público.
Por que os ladrõezinhos de sempre do Congresso Brasileiro se aliaram aos bolsonaristas contra o STF ?
Não tenho dúvida de que todos eles teriam apoiado um golpe bem-sucedido. Essa é a natureza deles, essa é sua origem histórica.
Mas por que brigar com o STF para puxar o saco de um golpe que fracassou?
É verdade: o centrão, no fundo, são as ruínas da Arena, partido criado pela ditadura militar. Sim, Bolsonaro e Aras mataram a Lava Jato e desmontaram o combate à corrupção no Brasil. É claro, ninguém no Congresso esqueceu que foi durante o governo Bolsonaro que foi criado o orçamento secreto.
Mas, até aí, gratidão não é o ponto forte dessa turma. Na verdade, há uma comunhão de interesses entre ladrões e golpistas. No STF há vários processos contra deputados que roubaram dinheiro público, especialmente no orçamento secreto. Para os ladrões do Congresso, a turma do Jair é um instrumento conveniente para pressionar o STF a parar outros inquéritos além do inquérito do golpe.
E assim o golpismo bolsonarista vai sobrevivendo, graças a essas transfusões de sangue do centrão. Era o que faltava para a direita voltar a ser a Arena: juntar golpe e ladroagem. Ainda falta um nome para a aliança, mas isso deve ser resolvido ano que vem: lá pelo mês de junho devem passar a se chamar "Movimento Tarcísio Presidente".
José | 11/05/2025 09:09:11
Foi na lata essa reportagem, deixou nu o Bozo e sua turma. Canalhas!!
Carlos Nunes | 11/05/2025 09:09:10
Eu adoooro comentar as notÃcias sobre o meu querido ex presidente. Ele é um homem incrÃvel e eu o venero com todo carinho!
Marcos | 11/05/2025 08:08:34
Kkkkkk reportagem escrita por um militante...escreve sobre o rombo do INSS que chega a quase 200bi e foi indicado por Lule? Quer vir falar de golpe? Golpe é o que PT vem fazendo a 20 anos, cada vez mais gente analfabeto funcional igual quem escreveu essa reportagem sendo criado...
pedro | 11/05/2025 07:07:44
Este artigo falou tudo, bolsominio sempre bolsominio, canalhas, traidores da patria.
Carlos Nunes | 11/05/2025 06:06:20
Pois é, GÓPI? Que GÓPI? Somos todos uns Analfabetos Funcionais nem sabemos quais são as caracterÃsticas de um verdadeiro Golpe. Precisou tio MÚCIO, nosso Ministro da Defesa, dizer: no dia 8 de janeiro não houve tentativa de Golpe nenhum. Houve sim PURO VANDALISMO por parte de alguns. GOLPE É GOLPE... VANDALISMO É VANDALISMO. E tio MÚCIO justificou porque não foi Golpe. 1) num Golpe verdadeiro tem lÃderes que comandam e vão na frente...nesse faltou lÃderes. Teve só 2 turmas do VANDALISMO; a turma do NÃO QUEBRA e a turma que quebrou. Cadê as Imagens pra ver o que cada um fez ou não fez. Advogados reclamaram pra burro que não tiveram acesso à s Imagens, portanto, dentro do PrincÃpio da Presunção da Inocência, não puderam fazer a AMPLA DEFESA. 2) num verdadeiro Golpe tem muitas Armas, tem até Força Militar...nesse não teve revólver nem fuzil nem metralhadora nem canhão. A pessoa mais armada, segundo os idiotas, foi tia DÉBORA, cabeleireira, armada com seu BATOM. BATOM NÃO É FUSIL. Tio FUX deu de pena pra ela, 1 ano e seis meses... pena correspondente a VANDALISMO. Já tio XANDÃO deu pra ela pena de 14 anos. Mulher com BATOM é um perigo? Quem tá certo: tio FUX ou tio XANDÃO? Tio FUX é claro...tia DÉBORA é insignificante pra dar qualquer Golpe...JAMAIS DARIA. 3) num verdadeiro Golpe toma-se os Poderes. Não se dá Golpe num domingo. Os Órgãos tão vazios, não tem ninguém. Não toma-se Poder nenhum. 4) Bolsonaro não liderou Golpe nenhum. Saiu do Brasil antes de terminar o mandato. Antes de sair, revelou pros mais Ãntimos: saio antes, porque recuso passar faixa presidencial pra pessoa condenada em 3 Instâncias. Não vou entrar pra História do Brasil fazendo isso. Resumindo essa ópera tupiniquim: o ex-Presidente do Supremo MARCO AURÉLIO DE MELLO tem, no Youtube, o vÃdeo: STF não tem competência para julgar Arruaceiros do dia 8, diz Marco Aurélio de Mello. Os Processos sobre os supostos crimes deviam ter começado na Primeira Instância da Justiça Federal. Os manifestantes não tem Foro Privilegiado pra serem julgados pelo Supremo. O maior erro histórico jurÃdico foi deixarem tio XANDÃO transformar o Supremo, de maior Corte Constitucional do paÃs, RESPEITADÃSSIMA, em sua Vara Criminal. Supremo não é Vara Criminal, é Corte Constitucional. GÓPI? Que GÓPI? Segundo o Jurista IVES GANDRA MARTINS, GOLPE É FICÇÃO, estilo Steven Spielberg. Cadê a Minuta do Golpe, que ninguém viu até agora? Não consta no Relatório da PF nem no Processo... Advogados reclamam que ninguém viu. Como essa peça importante ninguém teve acesso, ninguém viu. Estranho isso.
alexandre | 11/05/2025 06:06:13
Beberam? Fake News total, chama o STF
Conheça a trajetória de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai
Terça-Feira, 13.05.2025 22h00
Joe Biden é diagnosticado com “pequeno nódulo” na próstata, diz jornal
Terça-Feira, 13.05.2025 21h00
Garotos matam colega com tesourada dentro da sala de aula
Terça-Feira, 13.05.2025 17h00
BC divulga que R$ 9,1 bilhões ainda estão disponíveis para saque
Terça-Feira, 13.05.2025 16h00
Morre José Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos
Terça-Feira, 13.05.2025 15h32