Sexta-Feira, 11 de Abril de 2014, 07h30
Candidato dos Sarney no MA promete implodir presídio de Pedrinhas
UOL
O senador Edison Lobão Filho, provável candidato do PMDB ao governo do Maranhão, afirmou que acabará com o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na capital São Luís, caso seja eleito em outubro.
\"A primeira coisa que farei se obtiver a vitória nas urnas será implodir Pedrinhas. Vou derrubar tudo e transferir os presos para unidades agrícolas afastadas dos centros urbanos, onde os detentos terão de trabalhar, se ocupar para pagar sua estadia na prisão\", disse em entrevista publicada nesta quinta-feira (10) pelo \"Jornal Pequeno\", do Maranhão.
Lobão Filho, conhecido como Edinho, era suplente do pai, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, no Senado. Agora ele é o mais cotado para representar o grupo vinculado à família Sarney e concorrer à sucessão de Roseana Sarney na disputa eleitoral deste ano.
O senador disse que Roseana convocou-o no último sábado (5) para a \"missão\" de ser candidato. Até então, o ex-secretário de Infraestrutura Luís Fernando Silva era o pré-candidato do PMDB. Na segunda-feira (7), Silva anunciou a desistência da pré-candidatura.
Pedrinhas é o grande símbolo da crise no sistema penitenciário do Maranhão, com mortes de presos, superlotação e denúncias de tortura e estupros. Em dezembro de 2013, três detentos morreram decapitados no presídio.
\"A cadeia não pode continuar sendo um depósito de seres humanos, como é no Maranhão e em vários Estados brasileiros\", declarou Lobão Filho ao \"Jornal Pequeno\".
Família Sarney e candidato a vice
Apesar de contar com o apoio dos Sarney, o parlamentar tenta evitar comparações com a família. \"Meu nome é Edison Lobão Filho. Não me chamo Edinho Sarney. O nome da nossa família é Lobão. É uma família tradicional, que tem muita história no Maranhão. Eles [a família Sarney] têm a forma deles de trabalhar. Nós temos a nossa\".
O senador do PMDB disse que o deputado estadual Zé Carlos (PT) \"seria uma boa opção\" como candidato a vice em sua chapa.
Morte de advogado executado por PMs segue sem punição
Domingo, 06.07.2025 16h00
Marido e sogra mataram esposa com sopa envenenada
Domingo, 06.07.2025 11h00
Papa Leão XIV toma medida para tratar de abusos na Igreja
Domingo, 06.07.2025 10h00
PF acha 913 kg de maconha em barris de choppe
Domingo, 06.07.2025 07h00
Menina de 8 anos é espancada por pai ao tomar Toddynho
Domingo, 06.07.2025 06h00