Sábado, 03 de Maio de 2025, 14h00
MODA
Clínicas de estética oferecem Mounjaro em dose fracionada
G1
O medicamento Mounjaro só estará disponível nas farmácias do Brasil a partir da segunda quinzena de maio, mas algumas clínicas de estética já lucram com a comercialização irregular da chamada caneta emagrecedora. O g1 encontrou o remédio sendo vendido por dose fracionada, sem receita médica, em dois estabelecimentos, um no Maranhão e outro no Piauí. As clínicas anunciam o produto nas redes sociais ou pelo WhatsApp.
Elas ainda oferecem “bioimpedância grátis” e “consulta”, não com um médico, mas com a proprietária do estabelecimento, em Teresina, ou com uma biomédica, em São Luís, onde é feita também entrega delivery. De acordo as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), há um combo de irregularidades:
apenas farmácias e drogarias podem vender o medicamento;
o Mounjaro não pode ser vendido por dose, porque a embalagem registrada na Anvisa não é fracionável;
o medicamento só pode ser vendido com receita e apenas médicos podem prescrever.
Procurada, a dona da clínica de Teresina alegou que tem equipe multidisciplinar. A clínica de São Luís não respondeu.
Segundo uma carta aberta divulgada pela farmacêutica norte-americana Eli Lilly, fabricante do Mounjaro, nenhum estabelecimento está vendendo o remédio legalmente no Brasil, porque ele ainda não foi disponibilizado para o mercado brasileiro. “Esses produtos podem ser falsos ou estão sendo ‘revendidos’ por indivíduos que os obtiveram por outros meios”, diz o comunicado.
Em resposta ao g1, a empresa disse que versões falsificadas ou manipuladas representam “riscos de segurança potencialmente fatais aos pacientes”. Autorizado pela Anvisa em 2023 para tratamento do diabetes tipo 2, o Mounjaro é produzido a partir do ingrediente ativo tirzepatida. Ele ficou conhecido como "Ozempic de rico", por ser mais caro e prometer mais resultados e menos efeitos colaterais do que o concorrente.
A fabricante do medicamento ainda aguarda a liberação de uso do remédio para emagrecimento no Brasil, mas médicos já podem prescrevê-lo com este fim, se avaliarem que os benefícios do tratamento superam os riscos.
Bolsonaro deve deixar hospital em Brasília neste domingo
Domingo, 04.05.2025 07h00
Pesquisa diz que brasileiros beberam menos álcool em 2024
Domingo, 04.05.2025 06h00
Mulher é atingida por tiros dentro de ônibus e morre
Domingo, 04.05.2025 03h00
Empresário de 41 anos morre em sessão de ozionoterapia
Domingo, 04.05.2025 02h00
PMs de folga saem na porrada em quadra de escola
Domingo, 04.05.2025 01h00