Mundo

Segunda-Feira, 18 de Setembro de 2023, 17h00

FORA DO RADAR

Exército dos EUA procura por caça que sumiu após piloto se ejetar

G1

 

As autoridades dos Estados Unidos estão procurando um caça que se perdeu após o piloto se ejetar da aeronave no domingo (17), disseram os representantes da Base Aérea de Charleston, na Carolina do Sul.

Em uma postagem nas redes sociais, a unidade militar afirmou que o avião continuou voando em piloto automático após o piloto se ejetar por causa de um acidente. Mais detalhes sobre o que aconteceu não foram revelados, mas se sabe que o oficial está em segurança e foi transferido para um centro médico local em condições estáveis.

O jato F-35 Lightning II pertence a um dos esquadrões de treinamento da 2ª Asa de Aeronaves da Marinha. O modelo é famoso por seu formato e pelas características que o impedem de ser detectado por radares.

O porta-voz da Base Aérea de Charleston, Jeremy Huggins, afirmou ao "The Washington Post" que o transponder (aparelho que emite sinais) do caça não estava funcionando, o que dificulta o rastreamento da aeronave.

"Com base na última posição conhecida do jato e em coordenação com a Administração Federal de Aviação, estamos concentrando nossa atenção ao norte Base Aérea de Charleston, ao redor do Lago Moultrie e do Lago Marion", disseram as autoridades.

Nas redes sociais, os militares pediram ajuda da população para localizar o caça. "Pede-se ao público que coopere com as autoridades militares e civis à medida que o esforço de busca continua", afirmaram.

Caso anterior

Esta não é a primeira vez que um caça desaparece. Em 1989, o piloto de um MiG-23 soviético se ejetou na Polônia e o avião seguiu voando no piloto automático até cair na Bélgica, a mais de 900 quilômetros de distância.

Comentários (1)

  • Marcos  |  18/09/2023 17:05:21

    Esses caças americanos de "bilhões" de dólares, são uma verdadeira sucata. Diariamente, tens notícias de defeitos e quedas dessas sucatas.

Confira também: Veja Todas