Mundo

Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025, 12h45

CONCLAVE

Fumaça branca confirma escolha de novo papa; veja vídeo

Nome será divulgado a qualquer momento

G1

 

A tão esperada fumaça branca que anuncia a eleição de um novo papa foi expelida nesta quinta-feira (8) da chaminé da capela Sistina, no segundo dia de conclave. Agora, ainda há uma série de ritos para consagrar o novo pontífice. Confira:

Novo nome

A primeira decisão do novo pontífice é escolher seu novo nome.

O ritual do conclave exige que o ocupante da Cátedra de São Pedro adote um nome imediatamente após ser eleito. "Quo nomine vis vocari?" ("como quer ser chamado?"), pergunta o cardeal decano ao novo papa.

A seleção é feita pelo próprio pontífice. Essa é uma tradição iniciada por Jesus Cristo, que mudou o nome do pescador Simão para Pedro. Em geral, a escolha do novo nome é uma homenagem ao legado de papas anteriores, a santos da Igreja ou a apóstolos de Jesus.

Sala das Lágrimas

Após definição do nome, o escolhido entra na Sala das Lágrimas acompanhado do cardeal camerlengo — responsável pela administração do Vaticano durante o período de transição e do mestre de cerimônias litúrgicas. Neste local, o pontífice tem um momento de reflexão, e veste a batina branca pela primeira vez. É onde ele deixa de ser cardeal e vira papa.

"Habemus Papam"

 

Na Praça São Pedro, os fiéis aguardam o anúncio de "habemus papam", que pode ser realizado a qualquer momento após a fumaça. Nos últimos conclaves, em 2005 e 2013, os anúncios demoraram entre 1h e 2h, após o sinal.

Da varanda da Basílica de São Pedro, o anuncio tradicional ecoara pela praça: “Annuntio vobis gaudium magnum... habemus papam!” — “Eu anuncio a voce s umagrande alegria... temos um papa!”

Aparição do escolhido

Após ter seu nome revelado, o novo papa faz sua primeira aparição pública. Ele, então, diz algumas palavras e dá a benção tradicional “Urbi et Orbi” —“para a cidade e o mundo”. A partir de então, um novo pontificado começa.

Jantar

Desde o pontificado de João XVIII, tornou-se tradição que o novo papa ofereça um jantar no dia de sua eleição aos cardeais. A ideia é promover um “encontro íntimo em família” e permitir que o novo pontífice passe um tempo de qualidade com os cardeais que o elegeram.

Não há confirmação de que o jantar ocorrerá esse ano.

vaticano-lagrimas.jpg

vaticano-papa.jpg

fumaca-papa.jpg

Confira também: Veja Todas